Dois aviões são enviados a Chapada Diamantina neste domingo (15)

Foto de null

Bahia

15 de novembro de 2015 às 14h43

 | 

Foto: 

Imagem de Dois aviões são enviados a Chapada Diamantina neste domingo (15)

O secretário de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Eugênio Spengler, informou neste domingo (15) que enviou mais dois aviões – um do governo e um da Força Aérea Brasileira (FAB) - para combater o incêndio que atinge a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Segundo Spengler, com isso, sete aviões e três helicópteros atuam na área.

O guia e brigadista Leonardo Bonfim, membro da Associação de Guias do Vale do Capão, disse que na noite de sábado (14) foram deslocadas 13 pessoas para a área da Serra da Larguinha. 

A situação na região está definida como dramática, segundo o chefe-substituto do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, César Gonçalves, sobre o incêndio. Este é o segundo grande incêndio registrado no parque em três meses - o último ocorreu em setembro e só foi controlado após uma semana. Na ocasião, pelo menos 9 mil hectares de unidade de conservação foram destruídos.

O secretário Eugênio Spengler e o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, embarcaram na tarde de sábado (14) para a Chapada Diamantina, com o objetivo de acompanhar de perto a situação dos incêndios florestais. César Gonçalves destaca que o número de brigadistas contratados enviados ao local e de voluntários não está sendo suficiente para conter as chamas. Segundo ele, cerca de 60 pessoas atuam nas áreas afetadas.

"O incêndio que atinge o parque está em grandes proporções. O fogo tem várias frentes e vai desde a localidade de Campos de São João, em Palmeiras, até a região próxima ao Barro Branco, na cidade de Lençóis. Não é exagero nenhum dizer que [o incêndio] está fora de controle. A dimensão do fogo é muito grande", destaca.

O chefe-substituto do Parque Nacional ainda diz que há focos de incêndio também no município de Ibicoara, que surgiram por volta das 12h30 de quinta-feira (12), e nas regiões do Vale do Capão e do Rio Mucugezinho, que fica na divisa entre Lençóis e Palmeiras.

Segundo informou em nota o secretário de Meio Ambiente da Bahia, o trabalho que vem sendo desenvolvido para controlar as chamas ganhou reforços com a contratação de mais duas aeronaves, que já foram enviadas para Lençóis, e a contratação de mais três carros pipas. 

Durante a visita à região da Chapada Diamantina, o secretário informou que também fará uma reunião de alinhamento com todos os participantes da operação do Bahia sem Fogo, que envolve brigadistas, bombeiros, peritos, técnicos de fiscalização do Inema e Sema para orientar os próximos passos a serem seguidos.

(Foto: Reprodução)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM