Av. Orlando Gomes: novas vias mudam a dinâmica de mobilidade da capital baiana

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Salvador

01 de julho de 2019 às 12h06

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Foto: Camila Souza/GOVBA

As Linhas Azul e Vermelha são os nomes dos dois grandes corredores transversais que foram construídos para atravessar Salvador, ligando a Orla aos bairros do Subúrbio Ferroviário. Os dois corredores – que totalizarão 32 km quando finalizados – têm grande impacto na mobilidade dos cidadãos e no acesso às cidades próximas à capital baiana. 

As duas construções, assim como a ampliação do sistema metroviário, são as maiores obras de mobilidade em execução pelo Governo do Estado em Salvador. Os projetos somados envolvem R$ 1,47 bilhão em investimentos.

Linha Vermelha

Batizado de Linha Vermelha, o conjunto de vias transversais que liga a Orla ao Subúrbio terá 20 km de extensão. Nela, estão distribuídos seis viadutos, pontes, calçada, ciclovia e pista dupla com três faixas cada – uma delas exclusiva para o transporte público e integrando-se ao metrô.

As novas rotas beneficiam, diretamente, moradores dos bairros de Piatã, Patamares, Trobogy, Mussurunga, Bairro da Paz, Jardim Nova Esperança, Águas Claras e Cajazeiras.

Parte do conjunto de vias estruturantes da Linha Vermelha, a duplicação dos 3,5 km da Avenida Orlando Gomes foi inaugurada em 2016 e liga a Avenida Paralela ao bairro de Piatã.

Também fazem parte destes corredores os viadutos sobre a Paralela (nas imediações do Bairro da Paz); o sistema viário BR-324 – Águas Claras, um novo sistema viário de acesso à Estação Pirajá (Metrô/Ônibus), incluindo um viaduto sobre a BR-324; e a Avenida 29 de Março. A Linha Vermelha vai fazer integração com o Tramo 3 do metrô e o novo terminal rodoviário de Salvador quando finalizados, ambos na região de Águas Claras.

A última etapa de intervenção na Linha Vermelha tem previsão de conclusão para daqui a dez meses. Quando estiver pronto, o corredor ligará a Orla a Paripe, no Subúrbio. O investimento total soma cerca de R$ 581,5 milhões.

Bahia.ba // AO 

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