Suspenso atendimento para novos pacientes em centro de hemodiálise

Foto de null

Bahia

17 de novembro de 2015 às 10h24

 | 

Foto: 

Imagem de Suspenso atendimento para novos pacientes em centro de hemodiálise

Estão suspensos os atendimentos de novos pacientes no Centro de Hemodiálise do Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, região sul da Bahia. Segundo a diretoria da instituição, depois de acumular dívidas por atender pessoas de outros municípios, que não têm convênio com a prefeitura, não há possibilidade em criar novas vagas.

A rotina dos pacientes que sofrem com problemas renais é com a utilização do aparelho de hemodiálise que filtra o sangue. Eles têm que se submeter a esse procedimento, que dura quatro horas e precisa ser repetido pelo menos três vezes por semana. Rafael Santos Araújo tem 14 anos e há seis meses descobriu o problema nos rins. Ele viaja 106 quilômetros da cidade de Ibicuí até Itabuna para fazer a hemodiálise.

"Antes eu corria, brincava, e agora eu não posso mais brincar de bola. Agora ficou difícil. Antes eu estudava de manhã e agora eu não posso", relata o jovem, que precisou deixar a escola por causa do tratamento.

A rotina dos 300 pacientes que se tratam na unidade de saúde é parecida. Muitos vêm de longe. Existe um aparelho que pode ser fornecido para o tratamento em casa, mas é caro, e o hospital não tem condições de fornecer. A doença renal é crônica, progressiva e irreversível. Até que os pacientes consigam um doador compatível, precisam fazer a hemodiálise, e a cada dia novos casos surgem.

Suspensão
Em Itabuna, por causa de problemas financeiros, o único centro de hemodiálise da cidade parou de atender novos pacientes e, de acordo com o hospital, o atendimento dos que estão na unidade já está comprometido. "A prefeitura tem pago por um número fixo de pacientes, sendo que a entrada de pacientes é maior do que ela estipula. Então, a falta desses pagamentos, desequilibrou completamente as finanças do serviço", revela Neide Vinhático, diretora do serviço de hemodiálise do hospital Calixto Midlej.

"O serviço de hemodiálise da Santa Casa é para atender 22 municípios. Ele é cadastrado no Ministério da Saúde para atender essa região geográfica. Esses pacientes internados, registrados e cadastrados no programa da hemodiálise da Santa Casa, ficam fora dessa área. Por exemplo, Itapetinga, lá é outra região. Então, isso cai para o município de Itabuna", diz Paulo Bicalho, secretário de Saúde da cidade.

Ele ainda informou que está em Salvador para apresentar ao secretário estadual da Saúde um pedido de transferência dos pacientes irregulares, que não fazem parte das 22 cidades que têm convênio com Itabuna. Assim que as transferências começarem, novos pacientes vão ser atendidos, mas só com autorização da secretaria de Saúde.

 Foto: Reprodução/G1

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM