Grande festival náutico sediará a Baía de Todos os Santos

Foto de null

Esporte

17 de novembro de 2015 às 14h37

 | 

Foto: 

Imagem de Grande festival náutico sediará a Baía de Todos os Santos

A Baía de Todos os Santos será palco do 1° Festival Náutico Salvador. Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito ACM Neto fez o lançamento do evento, que será realizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), em parceria com o Yacht Club da Bahia e apoio da Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e Bahia Marina. O festival entra para o calendário anual da cidade com o objetivo de desenvolver o setor náutico, fomentar o turismo, gerar emprego e renda e fortalecer os esportes aquáticos.
 
O festival será realizado entre os dias 20 e 22, 28 e 29 de novembro. Ao todo, são quatro competições esportivas com participação ativa da população, que poderá conferir de perto as largadas e premiações. Estão programadas também exposições e desfiles de equipamentos e veículos, entre outras ações de fomento aos esportes e práticas marítimas.
 
Competições - A primeira competição do festival será a realização do Campeonato de Vela Jovem, que acontece nesta sexta-feira (20) e segue até o domingo (22). Disputada apenas por jovens atletas com idade máxima de 18 anos, a competição é dividida nas classes Laser, Hobbie Cat16 e 29er. As regatas acontecerão a partir das 14h nos dias 20 e 21, e às 13h, no dia 22. Aberta para apreciação do público, as disputas acontecem entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. Narradores e comentaristas farão parte do evento, trazendo ao público um pouco mais sobre as regras e resultados do esporte.
 
Ainda durante o festival acontece o 6° Yacht Fast Swin, no dia 22. A competição de natação é realizada em águas abertas com largada e chegada ao Porto da Barra. Ao todo, serão quatro baterias de 500m cada. A largada acontece às 7h e o público poderá torcer de perto pelos seus favoritos. Após a competição será realizada a entrega dos prêmios também no Porto.
 
No dia 28, será a vez do público apreciar a competição entre lanchas e jet-skis. O 6° Rally Náutico da Bahia larga com cerca de 40 embarcações, direto da praia do Porto da Barra. Diferente dos demais desafios, O rally é uma competição de regularidade – tem o objetivo de seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias pré-estabelecidas. O evento, que acontece das 10h às 13h, conta com a participação de atletas de outros estados.
 
Para encerrar o festival, no dia 29 acontece o 3° Desafio Travessia Mar Grande – Salvador. Cerca de 150 praticantes de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana vão sair da praia de Jaburu, em Mar Grande, com remada até a praia do Porto da Barra, em uma distância de 10 km. Eles serão divididos em 12 grupos que se diferenciarão pelas cores das blusas.  As medalhas dos vencedores serão entregues também no Porto Barra.
 
Além das competições, a Marinha do Brasil estará com estandes montados na região do Farol da Barra. No local será possível participar de oficinas de nós para crianças e ver exposição e desfile de embarcações. Além disso, a Barra sediará, no dia 20, a 20° Edição da Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança. O objetivo da campanha, que distribuirá informações e brindes ao público, é conscientizar os proprietários, condutores, tripulantes e usuários de embarcações sobre as normas de Segurança do Tráfego Aquaviário, da salvaguarda da vida humana no mar e da prevenção da poluição hídrica.
 
Conscientização - A Secretaria Cidade Sustentável também fará ação na região do Porto da Barra na manhã do dia 28, por volta das 8h30. Grupos de conscientização andarão pela praia realizando ações de sensibilização e entrega de sacolas de lixo para vendedores, comerciantes e banhistas. A Escola de Vela do Yacht Clube da Bahia também estará com estande no local.

(Foto: Reprodução)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM