Ônibus 100% elétrico será testado em linhas de transporte a partir de hoje(16)

Foto de null

Salvador

16 de julho de 2019 às 14h18

 | 

Foto: 

Imagem de Ônibus 100% elétrico será testado em linhas de transporte a partir de hoje(16)

Resultado de imagem para �nibus 100% elétrico será testado em linhas de transporte a partir de terça (16)

O ônibus 100% elétrico da empresa chinesa BYD começa a circular em algumas linhas do transporte público da cidade a partir desta terça-feira (16), com tarifa normal, durante 30 dias. O objetivo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) é checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas da cidade.

Além disso, o teste permite que a Semob possa tomar uma decisão futura, tanto para a operação do transporte em outros modais, a exemplo do BRT, quanto a possibilidade de utilizar futuramente o ônibus em linhas convencionais do transporte público.

Com capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, o veículo 100% elétrico não emite qualquer tipo de poluição. O ônibus possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4 horas para ser recarregada. 

O sistema de carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos veículos. O ônibus é conectado em uma tomada até concluir o processo. O veículo oferece aos passageiros conforto e segurança, além de ser sustentável.

O secretário da Semob, Fábio Mota, lembrou dos benefícios e reforçou a importância de futuramente o transporte operar com ônibus elétricos “Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente” destacou.

Altamente sustentável, o ônibus possui, dentre as características, a presença de 100% de suspensão pneumática, que oferece mais conforto ao passageiro com o sistema de ajoelhamento, compreendendo o piso baixo e a ausência de degraus. Com acionamento de um botão, o veículo é inclinado para o lado direito, onde uma prancha é deslizada para facilitar o acesso dos cadeirantes e pessoas com deficiência com tranquilidade e segurança.

Secom // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM