Procon presta orientações sobre nova medida de bloqueio de ligações incômodas

Foto de null

Bahia

17 de julho de 2019 às 08h34

 | 

Foto: 

Imagem de Procon presta orientações sobre nova medida de bloqueio de ligações incômodas

Resultado de imagem para Procon presta orientações sobre nova medida de bloqueio de ligações incômodas

Solicitação antiga dos usuários de telefonia e motivo recorrente de reclamação nos balcões de atendimento do Procon-BA, órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), as ligações de telemarketing agora podem ser bloqueadas pelo consumidor. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, no último dia 13 de junho, a criação do cadastro “Não Me Perturbe”, recurso para evitar ligações sucessivas e incômodas de telemarketing aos consumidores que se inscreverem na lista de bloqueio de chamadas.

A medida passa a valer a partir desta terça-feira (16), através do site naomeperturbe.com.br, onde o pedido pode ser feito diretamente pelo consumidor, ou através do Sac de sua própria operadora de telefonia. O bloqueio ocorrerá em até 30 dias a partir da data de solicitação.

“Ter este cadastro por determinação da própria agência reguladora do setor de telecomunicação ajudará o consumidor a ter maior segurança no uso dos seus dados pessoais e nas contratações que feitas por telefone. Assim, evitará, ainda, que ele seja perturbado com inúmeras e incansáveis ligações de telemarketing durante todo o dia”, pontuou o superintendente do Procon-BA e também presidente da Associação Procon Brasil, Filipe Vieira.

Com a opção de bloqueio disponível, o consumidor irá evitar ligações que oferecem novos serviços ou alterações e migrações para os planos ou pacotes já contratados; aumentar o controle de consumo, uma vez que terá mais autonomia em aderir, alterar ou até cancelar um plano ou pacote de serviços; trazer mais segurança, pois tende a diminuir a incidência de ligações fraudulentas, que fingem oferecer serviços e planos de telefonia, internet ou TV por assinatura, além de prevenir incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs.

Consumidores que quiserem mais informações sobre o Não Me Perturbe podem se dirigir à sede do Procon-BA, na Rua Carlos Gomes, em Salvador, ou ligar através do telefone (71) 3116-8521.
 

Secom // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM