PF de SP deflagra operação contra quadrilha de contrabando de migrantes para os Estados Unidos

Foto de null

Brasil

20 de agosto de 2019 às 15h37

 | 

Foto: 

Imagem de PF de SP deflagra operação contra quadrilha de contrabando de migrantes para os Estados Unidos

Documentos de terceiros apreendidos em um dos endereços da operação Big Five â?? Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal em São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a operação Big Five para desarticular uma rede de contrabando de migrantes. Foram cumpridos 3 mandados de prisão temporária e 6 mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo.

De acordo com a PF, os chefes do esquema ficavam no Brasil, mas tinham contatos na América Central e do Norte para conseguir levar as pessoas de forma ilegal para os Estados Unidos. Há indícios de que o grupo ajudou até pessoas suspeitas de ligação com o terrorismo.

As investigações tiveram início em julho de 2018. Os investigadores acompanharam a atuação da quadrilha durante meses por meio de interceptação telefônica e telemática. Teve também cooperação jurídica internacional e delegados brasileiros viajaram aos Estados Unidos para ouvir as vítimas do esquema.

Segundo a PF, o grupo criminoso providenciava passaportes e vistos brasileiros falsos em países da África Oriental de onde partiam os migrantes ilegais com destino a São Paulo, onde eram recebidos pela organização criminosa, tinham seus passaportes retidos. Eles permaneciam hospedados em hotel na região Central da capital paulista. Depois, eles seguiam para a cidade de Rio Branco, no Acre, onde atravessavam a fronteira com o Peru e prosseguiam por via terrestre (ônibus, barco, carona e a pé) até a fronteira do México com os EUA.

Terrorismo
Entre os migrantes enviados ilegalmente aos EUA, estão dois somalis suspeitos de terrorismo e presos nos EUA.

Um dos membros da organização criminosa detinha na sua página em rede social a divulgação de símbolos e personagens nazistas.

Um dos investigados assediava migrantes em uma mesquita e também em um hotel em São Paulo, onde as pessoas eram mantidas pela organização até seguirem viagem para os EUA.

Acusações
Os crimes pelos quais os investigados deverão responder, segundo a Polícia Federal, são contrabando de migrantes, formação de organização criminosa, falsificação de documento e divulgação de material nazista.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM