Encontro de gerações marca caminhada brasileira no tênis de mesa

Foto de null

Esporte

23 de agosto de 2019 às 14h37

 | 

Foto: 

Imagem de Encontro de gerações marca caminhada brasileira no tênis de mesa

Juegos Parapanamericanos se iniciaron con intensos partidos de Para Tenis de MesaJuegos Parapanamericanos se iniciaron con intensos partidos de Para Tenis de Mesa

O cronograma dos Jogos Parapan-Americanos de Lima pôs lado a lado, nessa quinta-feira (22), o mais experiente e a caçula da equipe brasileira. Na mesa 8, o potiguar Ecildo Lopes de Oliveira, de 56 anos, abriu a oitava participação em Parapans, perdendo para o chileno Cristian González, por 3 sets a 1. A paulista Lethícia Rodrigues Lacerda, de apenas 16 anos, foi superada pela maior experiência da também brasileira Jennyfer Parinos e, na mesa 4, perdeu por 3 sets a 1. 

Durante as partidas, os atletas não se falaram, mas durante os treinos a troca de experiências e dicas é constante. "É necessária muita força de vontade e determinação para enfrentar as adversárias mais experientes. É difícil? Claro que sim. Mas tem de ir para cima e esperar para ver o que acontece. Sempre digo isso para ela. A Lethícia está aqui com a gente e sabemos que o nível é bastante forte, mais ainda porque a classe dela, que é a 8, não está aqui para que possa jogar de igual para igual. É seguir batalhando, não tem jeito", afirmou Ecildo, ouro por equipes no Parapan de 2007.

A jovem Lethícia destacou a diversidade da equipe nacional. "Somos um time que tem muitas variações de classe, pessoas de várias regiões do país. Convivo com todos eles. Em alguns momentos do treino, o pessoal  sempre chega para conversar. Recebo várias orientações, desde posicionamento até a forma de segurar a raquete".

Diferença de idade
Quando Ecildo, que joga na classe 4, começou no paradesporto, Lethícia nem era nascida. Um acidente de carro em 1988 colocou o potiguar na rota do tênis de mesa. "Eu trabalhava com prospecção mineral na Venezuela e acabei batendo em uma rocha. Por muito pouco não morri. Acabei tendo de amputar uma perna na Venezuela e, depois de cinco dias, a outra em Brasília. Poucos meses depois, já estava no paradesporto. E agora gostaria muito de conseguir o título aqui para me aposentar, no ano que vem, lá em Tóquio.

Com limitações no movimento das pernas, Lethícia já faturou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em 2017, em São Paulo. Ela começou no esporte aos 7 anos. "Sou uma pessoa muito ativa e quando comecei no tênis de mesa, foi praticamente amor à primeira vista". Nos Jogos Parapan-Americanos ela é a única atleta da classe 8 e está competindo ao lado de atletas da classe 10 e duas medalhistas paralímpicas brasileiras da classe 9 - Danielle Rauen e Jennyfer Parinos. Nos esportes adaptados, quanto maior a numeração da classe, menor a deficiência. “Na próxima, venho mais preparada e, com certeza, vai dar tudo certo", disse Lethícia.

Influência da família
“A minha família é especial. Estou em casa com três mulheres - duas filhas e minha esposa. Uma de minhas filhas chegou a participar de competições comigo até bem pouco tempo mas, em função do estudo, teve de sair. Chegamos a representar a AABB lá no Rio Grande do Norte em várias competições. A outra filha ficou fora do Brasil por um tempo, mas agora voltou e sempre que tem um tempinho pega a raquete e está junto comigo. Meu dia é esse: o tênis de mesa e a família", disse Ecildo, que mora atualmente em Natal.

A proximidade da família de Lethícia com o esporte é maior ainda. A mãe, Jane Karla, é bicampeã dos Jogos Parapan-Americanos de 2007 e 2001 no tênis de mesa. e ouro em Toronto, em 2015, no tiro com arco. “Eu sempre via aquilo e achava muito legal até que um dia bateu a vontade de tentar. Está sendo especial demais até agora".

Como o tiro com arco não faz parte do programa dos Jogos de Lima, Jane Karla ficou em Portugal, onde a família mora, e se comunica com a filha por mensagens eletrônicas. "Ela queria muito estar aqui. Mãe e filhas juntas no meu primeiro Parapan seria lindo. Mas a gente se fala direto, ela me manda mensagens toda hora. Com certeza, minha mãe está aqui com o coração".

Lá em Portugal, quem comanda os treinos de Lethícia é o padrasto Joachin Gogel. "Tenho uma equipe muito boa lá. Posso pegar uma diversidade bem maior de jogo durante a preparação para as competições". Ela não perde, no entanto, a chance de bater bola com a mãe medalhista. “Às vezes, bato uma bolinha com ela, principalmente agora, no fim dos treinamentos para o Parapan. Eu chamava e ela ia. Acho que minha mãe pôde matar um pouco da saudade do tênis de mesa".

Equipe brasileira
O Brasil tem a terceira maior delegação de tênis de mesa no Peru - 30 atletas. Em 2015, o esporte voltou com 31 medalhas, um desempenho histórico.
 

Agencia Brasil // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM