Ligação Direta - Notícias
Salvador, 18 de Outubro de 2019

Ministro diz que só tem dinheiro para pagar bolsas do CNPq até final de agosto

Ministro diz que só tem dinheiro para pagar bolsas do CNPq até final de agosto

Com o orçamento que tem disponível, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirma que não terá recursos para pagar as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a partir de setembro. O dinheiro disponível só dá conta do mês de agosto.

"A gente tem o recurso agora até o final desse mês, que a gente vai fazer pagamento, em 1º de setembro. E a gente vai ter que achar para outro mês", ressaltou o ministro em entrevista ao programa "Em Foco", da GloboNews. O episódio vai ao ar na noite desta quarta-feira (28), na emissora.

"Se não tiver orçamento, eu não tenho como pagar. São 84 mil bolsas. Isso é difícil. Se for pensar, tem várias implicações", alertou. Ele contou que espera um retorno do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e dos ministros Paulo Guedes, da Economia, e Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, para resolver a questão.

De acordo com o blog da Andréia Sadi, no G1, o déficit orçamentário do órgão é de R$ 330 milhões, que é o valor necessário para o pagamento das bolsas até o fim do ano. Diante do quadro em que se encontra, o CNPq já suspendeu a assinatura de novos contratos de bolsas de estudo e pesquisa.

Bahia Noticias // AO

Postado em 27 de Ago 2019 as 17 : 31 : 00

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados