Polícia investiga parceria entre milicianos e traficantes na venda de drogas no RJ

Foto de null

Brasil

29 de agosto de 2019 às 13h39

 | 

Foto: 

Imagem de Polícia investiga parceria entre milicianos e traficantes na venda de drogas no RJ

Resultado de imagem para Polícia investiga parceria entre milicianos e traficantes na venda de drogas em São Gonçalo, RJ

A Polícia Civil investiga uma possível parceria entre traficantes e milicianos no Morro da Coreia, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Durante uma operação na favela, a polícia apreendeu tabletes de drogas com referências a duas organizações criminosas que controlam a região.

Na embalagem, além do símbolo do personagem "Batman" e a bandeira da Coreia, também havia um desenho do personagem "Surfista Prateado" e estava escrito "melhor gestão". Em letras miúdas, constava também a informação: "qualquer violação, reclame na boca [de fumo]".

O diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Antônio Ricardo, afirmou ao G1 que existe a possibilidade de uma "narcomilícia".

“Observamos uma situação de 'narcomilicia'. A milícia cede espaço para o tráfico. Tivemos uma apreensão interessante que é uma embalagem de maconha com o símbolo da milícia e do tráfico no Morro da Coreia”, afirmou o delegado.
Segundo investigadores, a associação não é comum nas disputas de território do Rio. O que ocorre geralmente é o confronto entre grupos paramilitares e traficantes pelo domínio de comunidades.

Em outros casos, há a possibilidade de exploração de determinado grupo criminoso sobre outros. A cooperação de milicianos e traficantes naquela região é algo inusitado, e que será investigado.

"Eu fui à Rocinha em 2017, a gente começou a investigar o tráfico atuando no gás. Eles estão se tornando um pouco milicianos e os milicianos um pouco traficantes. A milícia toma o gás, mototáxi, gato net, mas e o viciado? Vai ficar sem fumar e cheirar? Se aquilo for vantajoso para eles, por que não ter isso no negócio da contabilidade geral?", afirmou Antônio Ricardo.

"Na Praça Seca, tem a disputa entre tráfico e milícia, e eles não se entendem. Mas tem lugares que eles se entendem. Já que se entendem, [os criminosos pensam] por que não [vender drogas]? O que importa é o lucro final. A facção vende mais e a milícia atende o comércio local. O caso da Coreia é bem específico, uma parceria", completou o delegado.

g1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Agora, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM