Classe política aguarda eventual troca na PF, que pressiona Moro a definir sucessor de Valeixo

Foto de null

Política

05 de setembro de 2019 às 11h52

 | 

Foto: 

Imagem de Classe política aguarda eventual troca na PF, que pressiona Moro a definir sucessor de Valeixo

O ministro Sergio Moro e o presidente Jair Bolsonaro, durante evento no Palácio do Planalto neo último dia 29 â?? Foto: REUTERS/Adriano Machado

Lideranças de diferentes partidos alinhados com o presidente Jair Bolsonaro aguardam uma eventual troca no comando da direção-geral da Polícia Federal ainda no curto prazo. Na PF, integrantes da corporação pressionam o ministro da Justiça, Sergio Moro, a definir o sucessor de Mauricio Valeixo.

Ouvidos pelo blog desde o começo da semana, políticos relataram que, apesar de mudar o tom sobre Moro, Bolsonaro não desistiu de trocar o comando da PF. Além disso, tem sinalizado desde o fim de semana que, até o fim de setembro, espera mudanças na cúpula da corporação.

Falta, contudo, bater o martelo sobre o nome do sucessor de Valeixo e acertar a narrativa pública de que, quem escolheu o novo diretor-geral foi Moro, e não o contrário. Se Moro decidir trocar Valeixo, como quer Bolsonaro, a eventual sucessão do diretor-geral é vista na PF como a "prova dos nove" sobre a "carta branca" que Moro teria no ministério.

Da 'carta branca' ao 'quem manda sou eu': o que mudou na relação de Bolsonaro e Moro
Como a GloboNews mostrou nesta quarta-feira, a permanência de Valeixo, escolhido para o cargo por Moro, está cada vez mais em risco após a declaração de Bolsonaro de que é preciso dar uma "arejada" em áreas diferentes, como a direção da PF.

Na semana passada, Moro disse à GloboNews que Valeixo fica no cargo. Questionado se o diretor-geral da PF corre riscos, Moro respondeu: "As coisas, eventualmente, podem mudar, mas ele está no cargo, permanece no cargo, tem a minha confiança."

A frase era uma senha para Moro e Bolsonaro chegarem a um discurso público de que quem decidiu pela troca de Valeixo foi Moro, não o presidente.

Ocorre que as declarações do presidente irritaram a cúpula da PF e foram vistas como uma tentativa do presidente se enfraquecer Moro politicamente. Ainda em 2018, depois de eleito, Bolsonaro disse que Moro teria "carta branca" para escolher a equipe e adotar medidas de combate à corrupção.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM