Eduardo Braga, relator de indicação de Aras no Senado, é investigado na Lava-Jato

Foto de null

Política

12 de setembro de 2019 às 05h04

 | 

Foto: 

Imagem de Eduardo Braga, relator de indicação de Aras no Senado, é investigado na Lava-Jato

 

O senador Eduardo Braga (AM) será o relator da indicação de Aras para a PGR Foto: Jefferson Rudy / Jefferson Rudy/Agência Senado

 

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), escolhido para relatar a indicação de Augusto Aras como procurador-geral da República, é investigado na Lava-Jato em um inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal ( STF ).

Se for aprovado no Senado, caberá a Aras decidir se apresenta ou não denúncia contra o parlamentar. Ele é acusado de ter recebido R$ 6,08 milhões da JBS de forma ilegal na campanha de 2014, assim como outros integrantes do MDB.

A indicação de Eduardo Braga para a relatoria foi anunciada nesta quarta-feira pela presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS).

O inquérito foi aberto em maio do ano passado pelo relator da Lava-Jato no tribunal, ministro Edson Fachin. Além de Braga, também são investigados os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Jader Barbalho (MDB-PA) e Dario Berger (MDB-SC); os ex-senadores Valdir Raupp e Eunício de Oliveira; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho; o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega; e o governador do Pará, Helder Barbalho.

A suspeita é que a JBS fez repasses de R$ 43,6 milhões a políticos do MDB na campanha de 2014. O processo tem origem em duas delações: a de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras; e a de Ricardo Saud, executivo do grupo J&F, controlador da JBS.

O pedido para abertura de inquérito foi feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que permanece no cargo até o dia 17. Segundo ela, há possibilidade de que tenham sido cometidos os crimes de corrupção (pelo recebimento dos recursos) e lavagem de dinheiro (pelas formas usadas para dissimular a origem do dinheiro).

 

O Globo// Figueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM