Falta de vacina pentavalente que protege bebês afeta maioria de postos de saúde na BA

Foto de null

Bahia

12 de setembro de 2019 às 07h21

 | 

Foto: 

Imagem de Falta de vacina pentavalente que protege bebês afeta maioria de postos de saúde na BA

A vacina pentavalente está em falta na maioria dos postos de saúde da Bahia. O problema começou depois que doses compradas pelo Ministério da Saúde foram reprovadas no teste de qualidade feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em julho.

Direcionada a bebês, a vacina protege contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. As crianças devem tomar três doses, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o abastecimento deve ser normalizado em novembro.

 

Fornecimento suspenso

 

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em média 60 mil doses da pentavalente deveriam ser distribuídas por mês no estado. Contudo, o fornecimento está suspenso.

"O que a gente tem agora é um desabastecimento excepcional nos meses de agosto e setembro. Então, dois meses sem vacinar as crianças na rede. Isso representa, só aqui na Bahia, 120 mil crianças, que estarão aguardando doses para o próximo mês", disse a enfermeira Megue Sales.

Com a baixa da vacina, apenas 14 postos de Salvador estão abastecidos. Eles ficam nos bairros da Barra, Rio Vermelho, Liberdade e localidades do subúrbio ferroviário.

Reprodução: G1 Bahia // IF 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM