Salvador é campeã nacional em dívidas não pagas

Foto de null

Salvador

18 de setembro de 2019 às 12h06

 | 

Foto: 

Imagem de Salvador é campeã nacional em dívidas não pagas

 

Salvador, juntamente com vários municípios de sua região metropolitana, é a capital nacional da inadimplência. Pesquisa entre sete modalidades diferentes de crédito, mostrou que Salvador e essas cidades possuem o maior porcentual de atrasos no pagamento em quatro das modalidades. É um percentual 3 vezes maior  que o verificado em Brasília,  que tem menos inadimplentes. O levantamento foi feito com base no Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central e são relativos  a  março deste ano, levando em conta quem tem atrasos de mais de 15 dias no pagamento de dívidas bancárias.

Salvador e os municípios de  Madre de Deus, Lauro de Freitas, Camaçari e Dias D’Ávila são campeões em atrasos de pagamento do cartão de crédito, e quase 13% dos clientes estavam inadimplentes nessa modalidade. Em Brasília o percentual é de apenas 3,49%. Salvador é campeão de inadimplência nas operações com cheque especial, microcrédito, conta garantida e “outros créditos” com 16,8% de clientes com atrasos nos pagamentos dessas modalidades.  E as cidades de Simões Filho, Candeias, São Sebastião e São Francisco do Conde têm os piores índices do país nos empréstimos sem consignação em folha (12,39%) e nos empréstimos para compra de veículos (2 28%).

O problema em Salvador e na sua RMS é o desemprego acentuado, pois a taxa de desemprego na região metropolitana de Salvador era de 18,6% no segundo trimestre deste ano, enquanto a  taxa média do Brasil foi de 12,0%. Ou seja, o desemprego em Salvador e RMS é 55% maior que a média brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No 2º trimestre de 2019, Salvador tinha a maior taxa de desemprego entre as capitais do país de 17,7%,  junto com Macapá e Manaus. Com informações do IBGE e do Estado de São Paulo.

Reprodução: Bahhi e Economia // IF 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM