Baiana é primeira jovem brasileira a receber prêmio de empreendedorismo da ONU

Foto de null

Geral

19 de setembro de 2019 às 05h06

 | 

Foto: 

Imagem de Baiana é primeira jovem brasileira a receber prêmio de empreendedorismo da ONU

A biotecnologista Anna Luisa Beserra é a primeira baiana a receber o prêmio pela ONU como jovem empreendedor sustentável. | Foto: Divulgação/ONU

 

Um sonho de criança que agora ganha o mundo. A baiana Anna Luisa Beserra desde pequena brincava de fazer experimentos com materiais de fácil acesso que encontrava pela rua.

A criança sonhadora, nascida em Salvador e moradora da Cidade Baixa, no bairro da Ribeira, não desperdiçou as oportunidades que surgiram em sua vida. Hoje, aos 21 anos, a garota que sonhava em ser uma grande cientista receberá, no próximo dia 26 de setembro, o prêmio de Jovens Campeões da Terra, oferecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 A ideia do Aqualuz, segundo ela, surgiu ainda no Ensino Médio. “Estávamos em 2013. Vi um cartaz sobre o Prêmio Jovem Cientista e como era o Ano Internacional de Cooperação pela Água, pensei em concorrer.”, conta a jovem.

Naquele ano não teve premiação, mas a jovem não desistiu fácil. “Mesmo não ganhando o prêmio, percebi o quanto o Aqualuz era importante para mim. Na escola discutíamos muito sobre as condições do semiárido do Nordeste e o pouco acesso que o povo tinha a água potável me sensibilizava e foi o que me motivou a continuar pesquisando. Eu precisava fazer algo para mudar.”, relata a estudante.

Em 2015, Anna passou no vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ingressou no curso de Biotecnologia e seguiu com o sonho. 

O sistema de filtragem, Aqualuz, utiliza a radiação do sol para transformar água da chuva contaminada em água potável e pronta para consumo. “Ela é a única tecnologia voltada para cisternas. A água que vem da chuva cai potável, mas quando entra em contato com a telha ou qualquer outro material fica contaminada

 

Bahia.ba/// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM