Câmara aprova projeto que flexibiliza regras de partidos e abre brecha para caixa 2

Foto de null

Política

19 de setembro de 2019 às 05h23

 | 

Foto: 

Imagem de Câmara aprova projeto que flexibiliza regras de partidos e abre brecha para caixa 2

Câmara aprova texto-base de projeto que flexibiliza regras de partidos Foto: Agência Câmara

 

 A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, a reforma partidária e eleitoral que afrouxa regras de fiscalização de contas partidárias e impõe um teto às multas para partidos que descumprirem a prestação de contas. O texto segue agora à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Foram suprimidos apenas quatro pontos polêmicos do projeto de reforma: a permissão de que os partidos pudessem corrigir erros na prestação de contas até o julgamento na Justiça, outro que aumenta o prazo para a prestação e correção de contas partidárias e um terceiro que permitia vários sistemas para a prestação além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e um quarto que permitia que partidos fossem multados por erros na prestação só quando houvesse dolo.

O projeto, aprovado pelos deputados na semana retrasada, foi retomado quase na íntegra, conforme acordo feito entre Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, e líderes do centrão em reunião na manhã desta quarta-feira.

Também foi mantido um trecho que permite que pessoas físicas, partidos ou os candidatos paguem diretamente advogados em campanhas eleitorais, uma regularização do que hoje seria considerado caixa dois. Esses pagamentos não circulariam pelas contas únicas dos candidatos e comitês financeiros  Serão considerados gastos eleitorais e declarados, mas serão excluídos do limite de gastos de campanha.

 

Gloobo /// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM