Bem avaliada, UFBA obtém 90% de 4 e 5 no Enade

Foto de null

Bahia

08 de outubro de 2019 às 07h41

 | 

Foto: 

Imagem de Bem avaliada, UFBA obtém 90% de 4 e 5 no Enade

 

Doze dos treze cursos de graduação da UFBA avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018 obtiveram conceito 4 ou 5 - os maiores na escala do exame - e um curso obteve conceito 3. E, o mais importante, todos eles superaram com folga a média nacional, em todos os quesitos avaliados, em suas respectivas áreas.

 

Tendo em vista que o Enade é um dos principais indicadores oficiais de desempenho do Ministério da Educação, que deve ser usado para embasar diagnósticos e planejar políticas públicas para o ensino superior, esse resultado ratifica a excelência dos cursos oferecidos pela Universidade - e, estatisticamente, não deixa margem para opiniões em contrário.

 

"Elevar os conceitos de qualidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação é uma meta do nosso plano de desenvolvimento institucional, e os resultados sinalizam que estamos avançando", afirma o coordenador de avaliação da UFBA, Jorge Sales.

 

Dos treze cursos avaliados, seis (46%), obtiveram o conceito máximo, conferido aos que obtêm nota média entre 3,95 e 5. São eles: ciências contábeis (4,74), administração (4,38), psicologia (4,37), serviço social (4,20), comunicação social com habilitação em jornalismo (4,11) e ciências contábeis - noturno (4,08). 

 

O percentual de cursos conceito 5 da UFBA supera largamente a média nacional das universidades, tanto públicas (em média 20% dos cursos com conceito 5), quanto privadas (em média 3,3%)

 

Outros 6 cursos obtiveram a conceito 4, atribuída aos que obtêm médias entre 2,95 e 3,94: psicologia no campus Vitória da Conquista (3,93), direito (3,88), direito - noturno (3,78), design (3,67), secretariado executivo (3,60) e tecnologia em gestão pública (3,06). O curso de ciências econômicas obteve média 2,83, ficando com conceito 3.

 

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva Filho, atribui o bom resultado "à qualidade histórica dos cursos da UFBA e a um esforço dos colegiados, dos NDE (Núcleos Docentes Estruturantes) e dos diretores das unidades, todos implicados na melhoria da qualidade dos cursos e no cuidado com os instrumentos avaliativos".

 

O Enade é realizado anualmente por estudantes concluintes de um conjunto amostral de cursos. No ano passado, 1.212 estudantes da UFBA foram convocados, e 873 (72%) compareceram. Em todo o Brasil, em 2018, 460 mil estudantes de 8.821 cursos de 1.791 instituições prestaram o exame.

 

Ranking da Folha

 

A UFBA aparece na 14ª posição entre 197 universidades brasileiras avaliadas pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (07/10). O patamar é o mesmo do ano passado. 

 

Dos cinco itens avaliados pelo ranking do jornal paulista, a UFBA saiu-se melhor nos itens "mercado" (12º), "inovação" (15º) e "ensino" (19º). Contudo, em todos os itens, a UFBA aparece entre as 25 primeiras do país, já que ficou em 21º lugar em "internacionalização" e em 24º em "pesquisa".

 

As universidades públicas seguem hegemonizando o ranking: das 50 mais bem colocadas, 43 são públicas; e entre as 100, as públicas são 66.

 

Embora ajudem a ratificar, perante a opinião pública, a qualidade das universidades brasileiras, mesmo rankings respeitados, como o RUF e o THE (em que aparece na 31ª posição na América Latina, e no grupo 151-200 entre as jovens universidades de todo o mundo), não devem servir como medida de comparação ou competição entre as instituições. Tampouco devem embasar políticas públicas, que devem se basear nos indicadores oficiais do Ministério da Educação, em adequação às especificidades de cada universidade, e nas métricas próprias de cada universidade.

Fonte: UFBA // Itatiaia Fernandes 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM