Ligação Direta - Notícias
Salvador, 22 de Outubro de 2019

Defensoria promove evento em comemoração ao Dia Mundial do Idoso

 

Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas – 1 de outubro – a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promove nesta quarta-feira, 9, através da Especializada do Idoso, um tarde especial na Escola Superior da Defensoria – Esdep. O evento, que é aberto ao público, está marcado para às 14h, e tem como tema “A construção do homem através das gerações: Rompendo ciclos intergeracionais de masculinidades tóxicas”.

Segundo a coordenadora da Especializada do Idoso, Laise de Carvalho Leite, “este tema em especial, foi escolhido por entendermos que a pessoa idosa, enquanto sujeito de direitos e participante da sociedade, deve ser apresentada aos temas que estão sendo postos à discussão e questionar o porquê da sua existência, para, ao final, repensar suas atitudes”.

Ainda de acordo com a defensora, ao abordar este tema com pessoas de outras idades é possível entender também os conflitos geracionais existentes e, a partir daí, buscar uma sociedade mais justa, “considerando que a população idosa vem crescendo de forma exponencial, não poderíamos excluir este segmento populacional de tão relevante discussão”.

A DPE/BA tem uma Especializada bastante ativa e atua judicial e extrajudicialmente em duas esferas: individual e coletiva. A atuação no âmbito individual volta-se à defesa da pessoa idosa em situação de risco social, vítima de violência física, psicológica, sexual, patrimonial, negligência, abandono e autonegligência. Já no âmbito coletivo, a atuação se dá através  da articulação de políticas públicas voltadas aos direitos da pessoa idosa, particularmente nas tutelas coletivas aos direitos dos idosos relativos à saúde, liberdade, dignidade, ao respeito, educação, cultura, esporte e lazer, profissionalização, assistência social, habitação e transporte.

Serviço

O que: Evento em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas

Quando: Quarta-feira, 9

Horário: 14h

Onde: Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep – Rua Pedro Lessa, 123, Canela, Salvador

 

Fonte: DPE - Defensoria Pública do Estado da Bahia // Itatiaia Fernandes 

Postado em 09 de Out 2019 as 10 : 23 : 33

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados