Ligação Direta - Notícias
Salvador, 13 de Novembro de 2019

Jogos Universitários Brasileiros são abertos na Bahia

A abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi realizada na noite desta segunda-feira (21), pelo vice-governador João Leão, no Centro Pan-Americano de Judô, em Ipitanga. A cerimônia reuniu 2.500 jovens atletas dos 26 estados do país e Distrito Federal, além de diversas autoridades. A pugilista baiana Adriana Araújo, embaixadora desta 67ª edição do Jogos, também participou do evento, que contou com apresentação da Banda Didá e show da Banda Psirico.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), tem apoio do Governo do Estado por meio das secretarias da Educação e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Os jogos já começam a partir desta terça-feira (22) em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas, com programação durante todo o dia.

De acordo com o secretário da Setre, Davidson Magalhães, a gestão estadual investiu R$ 6 milhões no evento que representa significante incentivo ao esporte. “São 23 mil diárias que estão sendo geradas em Salvador e Lauro de Freitas, o que representa um incremento na nossa atividade turística. O Governo do Estado traz esse evento para a nossa terra após 51 anos e vai deixar um legado importante que é o incentivo e articulação do esporte universitário na Bahia. Esporte não é só cultura, é saúde e desdobramento da integração pedagógica dos estudantes nas universidades”, pontuou.

O diretor da Sudesb, Vicente Neto, destacou todo o trabalho executado  pelo Governo da Bahia, Fube e várias outras instituições e entidades na preparação para recebimento dos JUBs. “Desde maio, quando instalamos o Comitê Organizador dos Jogos, estamos trabalhando intensamente para garantir todas as condições para a realização de um grande evento. Tenho certeza de que esta será uma edição memorável na história dos JUBs e um marco para colocarmos o desporto universitário da Bahia em outro patamar”, destacou o gestor.  

De acordo com a CBDU, os JUBs são considerados a maior competição universitária da América Latina e um dos mais tradicionais eventos esportivos do Brasil. O vice-presidente da Confederação, Alim Maluf Neto, destacou a contribuição do evento. “Este é o momento de coroamento desses atletas que chegaram à fase final da competição, e os vencedores irão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos no México em 2020. Ao final de cada competição por modalidade, os atletas serão medalhados”, explica.

Durante o desfile das delegações a atleta baiana, de basquete, Iana Martins, estava muito orgulhosa e feliz com a abertura dos JUBs na Bahia. “É incrível. Primeiro por se tratar de um mega evento, segundo pelo fato da Bahia voltar a sediar esta competição. Estou muito feliz de jogar na minha terra”, disse.

As competições acontecerão em 13 equipamentos esportivos distribuídos entre Salvador e Lauro de Freitas. O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, afirmou que o público tem acesso gratuito às competições. “Eu tenho certeza de que a população de Salvador e região metropolitana irá aproveitar para conferir nossas atividades. Teremos competições de alto nível desses atletas universitários que estão com muita vontade de competir e participar desse momento que tem como protagonista o esporte”.

O jovem Marcus Vinícius veio do Amapá com sua equipe de handebol e a expectativa é alta. “Já estou no quinto JUBs e chegamos com vontade de fazer um excelente campeonato. Além disso, a recepção da cidade e a integração com a galera já está sendo maravilhosa.

Fonte: Ascom Sudesb - Governo da Bahia // Itatiaia Fernandes 

Postado em 22 de Out 2019 as 11 : 26 : 15

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados