Corpo de bombeiros atua em combate aos incêndios florestais na Bahia

Foto de null

Bahia

29 de outubro de 2019 às 09h22

 | 

Foto: 

Imagem de Corpo de bombeiros atua em combate aos incêndios florestais na Bahia

Este ano, cerca de 20 municípios já foram acometidos de incêndios florestais de grande proporção na região Oeste e Chapada Diamantina. Esse número seria ainda maior se não fosse pela atuação dos brigadistas voluntários de combate a incêndios capacitados pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) através do Programa Bahia Sem Fogo. Duas aeronaves do tipo AirTractor estão dando apoio aos bombeiros militares nos combates.


APA Marimbus-Iraquara: Equipe com quinze bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais atua em incêndio que atinge a Serra da Cravada, próximo à cachoeira do Mosquito, Lençóis.

Na última semana, o CBMBA controlou rapidamente um incêndio de grande proporção na mesma Área de Preservação Ambiental (APA), num região diferente.


Incêndio em Abaré - Uma outra equipe com cerca de oito bombeiros militares atuou em Abaré em incêndio que foi declarado extinto nesta segunda-feira (28).

Dos incêndios e condições climáticas:

O clima é um dos fatores que influenciam os incêndios florestais. Nesta época do ano, as condições meteorológicas ficam mais propícias a potencializarem a ação das chamas, mas as causas, cerca de 95% dos incêndios, têm relação com a ação humana.
Se cada um colocar em prática a prevenção, o incêndio será evitado ou controlado com maior eficácia. 

Dentre as causas mais comuns, chama-se a atenção para as o uso indevido do fogo nas lavouras, especialmente nessa época do ano, pontas de cigarros lançadas acesas nas rodovias, a queima indevida de resíduos. Fogueiras mal apagadas, fogos de artifícios, raios, piromania e queimadas também estão entre as prováveis causas.

Das capacitações de brigadistas voluntários:

Apenas no ano passado, o CBMBA, através do Programa “Bahia Sem Fogo” da Secretaria Estadual do Meio Ambiente , capacitou cerca de 786 brigadistas voluntários em 38 municípios. Durante a formação, os brigadistas voluntários aprenderam sobre legislação, técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, organização de brigadas e primeiros socorros, com ênfase a suporte básico de vida em locais de difícil acesso.

Dessa forma eles foram treinados, capacitados e certificados podendo dar resposta a princípios de incêndios florestais e tendo condições de ajudar pessoas em caso de acidentes.

O objetivo da capacitação é fazer com que os brigadistas consigam combater os princípios de incêndios de forma rápida e adequada, pois, na maioria dos casos, eles são os primeiros a perceberem as chamas e a realizar extinção. 


O CBMBA adverte:
Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo. Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros-193 ou mantenha contato com as autoridades locais, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição. 
Veja as principais dicas de prevenção: 

1. Não jogue lixo em terrenos baldios; 
2. Não queime resíduos; 
3. Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos; 
4. Não solte balões; 
5. Não deixe crianças brincarem com fogo; 
6. Utilize fogos de artifício, conforme instruções da embalagem, evitando soltar perto de áreas florestais.

Fonte: SSP-BA // Itatiaia Fernandes 

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM