Proposta de reforma do governo quer reduzir privilégios do funcionalismo público

Foto de null

Política

30 de outubro de 2019 às 04h50

 | 

Foto: 

Imagem de Proposta de reforma do governo quer reduzir privilégios do funcionalismo público

Resultado de imagem para fotos do ministério da economia

 

O Ministério da Economia está fazendo os últimos ajustes no projeto de reforma administrativa que vai entregar ao Congresso Nacional. A proposta deve mexer na estabilidade e nos salários dos que ainda vão ingressar no serviço público.

O governo federal tem 705 mil servidores na ativa e 655 mil aposentados. Eles estão em dois mil tipos de cargos, com inúmeras funções e gratificações, e custam R$ 118 bilhões por ano. A reforma pretende deixar a máquina pública mais enxuta e eficiente, e também corrigir distorções.

O governo levantou que, de cada cem servidores federais, 33 já estão no topo da carreira. A ideia é que a reforma exija um período de 30 a 35 anos para isso. Hoje, a média é de 20 anos.

Os concursos devem continuar ocorrendo, mas só haverá contratações quando houver necessidade. E algumas poderão ser temporárias. Outras vão exigir um período de treinamento de três anos antes da efetivação. Além disso, acabam as promoções automáticas por tempo de serviço. Serão apenas por mérito. Os cargos de livre nomeação, que hoje chegam a 22 mil, serão reduzidos para 3 mil.

As medidas ainda estão em discussão, mas já está decidido que não haverá demissão de servidores e nem haverá mudança nas regras da estabilidade para quem já está trabalhando. Mas, para quem entrar depois da reforma, a estabilidade ficará restrita a algumas carreiras. A economia prevista em dez anos pode chegar a R$ 500 bilhões

 

G1/// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM