Sobe para sete total de mortos em terremoto nas Filipinas

Foto de null

Mundo

30 de outubro de 2019 às 10h25

 | 

Foto: 

Imagem de Sobe para sete total de mortos em terremoto nas Filipinas

O saldo de mortes de um forte terremoto no sul das Filipinas subiu para sete, disseram autoridades de socorro e da polícia nesta terça-feira, e tremores secundários continuavam sacudindo muitas partes de Mindanao.

O sismo de magnitude 6,6 ocorreu na manhã desta terça-feira, danificando edifícios, derrubando torres de energia e desencadeando deslizamentos de terra na área central da ilha sul das Filipinas.

Uma criança de 7 anos e seu pai de 44 foram atingidos por uma rocha e estão entre os mortos da província de Cotabato do Norte, informaram autoridades de gerenciamento de desastres.

As autoridades disseram que o saldo de mortes pode aumentar porque muitos feridos não foram levados imediatamente aos hospitais.

“Foi deprimente ver os danos deixados pelo terremoto”, disse Abril Espadera, funcionário de gerenciamento de desastres de Cotabato do Norte, à Reuters ao lembrar como viu casas desabadas e prédios demolidos na província, inclusive escolas.

Tremores menores assustaram moradores já tensos ao longo do dia, e aqueles que temiam voltar para casa montaram barracas para se abrigar perto dos terrenos de escolas, contou Espadera.

Na cidade de Magsaysay, situada na província de Davao do Sul, agentes de resgate tentavam recuperar três corpos depois que deslizamentos de terra em duas cidades engoliram partes de áreas agrícolas, disse a polícia.

O terremoto, cuja magnitude foi estimada inicialmente pelo Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo em 6,7, foi o segundo sismo intenso a atingir Mindanao em duas semanas.

Os terremotos são comuns nas Filipinas, que estão no geologicamente ativo Círculo de Fogo do Pacífico.

Informações: Exame.com // IF 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM