Partidos e entidades rechaçam fala de Eduardo Bolsonaro sobre AI-5 e oposição defende cassação

Foto de null

Política

01 de novembro de 2019 às 05h22

 | 

Foto: 

Imagem de Partidos e entidades rechaçam fala de Eduardo Bolsonaro sobre AI-5 e oposição defende cassação

Youtube / Reprodução

 

Ao defender que a resposta a uma eventual radicalização da esquerda no país poderá ser “via um novo AI-5”, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) conseguiu unir partidos e entidades de diferentes matizes ideológicos em repúdio à declaração. No Congresso, parlamentares se movimentam pela cassação do mandato do deputado, enquanto seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, se desculpou pelo filho.

A manifestação foi registrada em uma entrevista à jornalista Leda Nagle, concedida na segunda-feira e divulgada nesta quinta-feira (31) via Youtube. Eduardo falava sobre países governados pela esquerda — como Cuba e Venezuela — e manifestações violentas, como as registradas no Chile. Ao citar a luta armada contra a ditadura militar no Brasil no final da década de 1960, mencionou:

— Se a esquerda radicalizar esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de um plebiscito, como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada.

A resposta no Congresso Nacional foi forte e imediata. Presidente da CâmaraRodrigo Maia (DEM-RJ) classificou as declarações como "repugnantes, do ponto de vista democrático" e defendeu que sejam "repelidas com toda a indignação" pelas instituições brasileiras. Ele ainda sustentou que o teor da fala poderá levar a sanções.

"A apologia reiterada a instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detêm as instituições democráticas brasileiras. Ninguém está imune a isso. O Brasil jamais regressará aos anos de chumbo", disse Maia, em nota.

O presidente do SenadoDavi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que é "um absurdo ver um agente político, fruto do sistema democrático, fazer qualquer tipo de incitação antidemocrática. E é inadmissível essa afronta à Constituição".

De volta ao Brasil após viagem à Ásia e ao Oriente Médio, Jair Bolsonaro minimizou a repercussão, afirmando que o "AI-5 existiu no passado" e que quem mencionar um possível retorno "está sonhando". Ao ser perguntado por um jornalista se irá cobrar explicações do filho, se exaltou:

— Cobre você dele. Ele é independente. Tem 35 anos. (...) Mas, tudo bem. Se ele falou isso, que eu não estou sabendo, lamento, lamento muito — disse o presidente da República.

No entanto, um dos principais conselheiros de Bolsonaro no Palácio do Planalto, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Augusto Heleno, usou tom diferente do chefe. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, disse que se houver manifestações no Brasil semelhantes às chilenas, será preciso tomar uma atitude.

— Não ouvi ele (Eduardo Bolsonaro) falar isso. Se falou, tem de estudar como vai fazer, como vai conduzir. Acho que, se houver uma coisa no padrão do Chile, é lógico que tem de fazer alguma coisa para conter. Mas até chegar a esse ponto tem um caminho longo — destacou Heleno.

 

ZeroH/// Fi gueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM