Bolsonaro diz que deve deixar PSL: '90% de chance de criar um novo partido'

Foto de null

Política

03 de novembro de 2019 às 13h46

 | 

Foto: 

Imagem de  Bolsonaro diz que deve deixar PSL: '90% de chance de criar um novo partido'

 

José Dias / Palácio do Planalto

 

Em entrevista à TV Record na noite deste domingo (3), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que tem "80% de chance de sair do PSL" e "90% de chance de criar um novo partido". A expectativa é reunir, de forma eletrônica, o número mínimo de assinaturas necessárias para criar um partido, inaugurar a nova sigla até março e lançar ao menos 200 candidatos nas eleições municipais de 2020.

— A probabilidade é de 80% para sair e 90% de criar um novo partido, do zero, sem televisão nem fundo partidário. Meu sonho é criar um partido que junte assinaturas de forma eletrônica, ter até março um partido e lançar 200 candidaturas pelo Brasil. E escolheria quem concorreria para qual prefeitura — afirmou

A declaração ocorre em meio a um racha no PSL. De um lado, estão aliados do presidente do partido, Luciano Bivar (PE), e, do outro, parlamentares ligados à família Bolsonaro. O pano de fundo é a disputa pelos R$ 110 milhões de reais do fundo partidário, uma verba pública que financia campanhas políticas. Bolsonaro já pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) para bloquear o valor.

O presidente da República, no entanto, negou que esteja interessado pelo fundo partidário e afirmou que pretende sair do PSL para evitar ser associado a denúncias de corrupção. Afirmou, ainda, que ficaria na sigla se fosse alçado ao comando.

— (Hoje) Eu pago a conta sobre qualquer possível desvio de terceiros no partido. Ou passo a ter o comando das ações do partido para acabar com isso aí e abrir a caixa preta, se tiver, e fazer o fundo partidário ir para onde tem que ir, ou...

O que pode acontecer? Posso sair do partido. Não estou brigando por recurso do fundo partidário, o que não quero é ter problemas nas eleições municipais. Alguns estão dizendo que quero fundo partidário para comprar voto. Eu sou presidente da República, tenho uma caneta muito mais forte do que o fundo partidário e não estou a usando para ganhar voto. 

AI-5

Após criticar indiretamente o filho Eduardo, que cogitou a aplicação de um novo AI-5 no Brasil, Jair Bolsonaro o defendeu com base no princípio de imunidade parlamentar. O presidente também admitiu que os filhos influenciam suas atitudes.

— Para que o artigo 53 da Constituição? “Políticos são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. Foi infeliz o garoto. Puxei a orelha dele, mas meus filhos não me atrapalham. Pelo contrário, me ajudam muito a identificar quem não está na nossa linha. Ninguém vive dentro do Palácio (do Planalto) dizendo o que eu não tenho fazer. Dizem, sim, de projetos, propostas e o que está fora da curva.

Caso Marielle Franco

O presidente também comentou o depoimento do porteiro que o ligou ao caso Marielle Franco. Bolsonaro disse que a Advocacia-Geral da União (que representa os interesses da Presidência) pediu que a Procuradoria-Geral da República peça um novo depoimento ao porteiro do condomínio.

Bolsonaro atacou mais uma vez o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, acusando-o de vazar o depoimento e "usar a máquina pública para me perseguir". Ele ainda disse que a Globo fez "um jornalismo sujo" e refutou as afirmações de que está obstruindo a Justiça ao colher os áudios da portaria de seu condomínio.

— Apenas falei ao meu filho, que foi à portaria. Qualquer um dos 150 moradores do condomínio pode, ele botou o áudio e filmou — disse o presidente.

 

Gazeta GauchaZH // Figueiredo

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM