Governo monitora de perto o Parque Nacional de Abrolhos

Foto de null

Bahia

12 de novembro de 2019 às 11h26

 | 

Foto: 

Imagem de Governo monitora de perto o Parque Nacional de Abrolhos

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no Extremo Sul da Bahia, está praticamente livre das manchas de óleo, e aberto normalmente para turistas e visitantes. Nos últimos dias, foram encontrados e recolhidos apenas pequenos fragmentos. O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, fez uma visita ao arquipélago durante toda esta segunda-feira (11).

 

A visita foi acompanhada pelo comandante da Marinha e delegado da Capitania dos Portos de Porto Seguro, Júlio Amaral; o chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e analista ambiental do ICMBio, Fernando Repinaldo; o gestor da APA Ponta da Baleia Abrolhos, Guilherme Nunes; e a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Clarissa Amaral.

 

O arquipélago de Abrolhos vem sendo monitorado por seis navios da Marinha e conta com diversas frentes de trabalho, que envolvem os governos federal, estadual e municipal; pesquisadores; ONGs; e comunidade local.

 

“A quantidade tem diminuído a cada dia, estamos tirando apenas alguns gramas do resíduo. Temos equipes na parte de limpeza das praias, que cuidam da fauna oleada, contenção e destinação dos resíduos, rondas no mar, vigilância, monitoramento e pesquisa”, explica Fernando Repinaldo, do ICMBio.

 

O secretário João Carlos vem acompanhando de perto a situação, desde que os primeiro toques de óleo chegaram aos municípios de Conde e Jandaíra, no litoral norte baiano, no dia 3 de outubro. “Estávamos todos preocupados com o Arquipélago de Abrolhos, que detém os bancos de corais de maior diversidade do Atlântico. Já tinha feito um sobrevoo pela região e agora fiz a visita in loco. E pude verificar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido para reduzir os impactos a biodiversidade. E felizmente, as ilhas estão praticamente livres de óleo”, destacou o titular da Sema.

 

“Essa visita mostra a união de esforços para que a gente possa de fato enfrentar esse incidente ambiental. Somos a maior unidade de proteção da região, com 465 mil hectares marinho que precisam desse apoio conjunto”, enfatiza Guilherme Nunes, gestor da APA.

 

“Além de Abrolhos, estamos com a força do trabalho dos fuzileiros navais em Caravelas, Prado, Belmonte, Porto Seguro, Mucuri e Nova Viçosa. Também contamos com o apoio aqui na região das colônias de pescadores e associações de marisqueiras, que conhecem as especificidades locais e têm ajudado muito. Precisamos estar juntos e preparados para superar esse momento”, ressalta o comandante da Marinha, Júlio Amaral.

Fonte: Sema - Governo da Bahia // Itatiaia Fernandes

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM