Centro de Referência Étnico Racial é lançado na SSP

Foto de null

Bahia

26 de novembro de 2019 às 07h20

 | 

Foto: 

Imagem de Centro de Referência Étnico Racial é lançado na SSP

A Secretaria da Segurança Pública assinou, na tarde desta segunda-feira (25), no Centro de Operações e Inteligência (COI), o termo de compromisso com a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) que visa a fortalecer as políticas de equidade. O documento tem o objetivo de promover ações efetivas que concretizem o direito à segurança de qualidade para a população negra e a outros povos e comunidades.

“Temos que começar a mudar dentro de nós, para que isso reflita nas nossas ações do dia a dia. O racismo é estrutural e estamos trabalhando para mudar essa realidade, partindo de diálogos que transformam e garantem que os diretos das pessoas não sejam violados”, declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. 

A iniciativa faz parte do Painel do Novembro Negro 2019 e se une à instalação do Centro de Referência Étnico Racial (Crer) da SSP, que funciona, a partir de hoje, na Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), onde serão promovidas capacitações, palestras e seminários para profissionais todas as instituições da Segurança Pública, voltadas para o combate à intolerância religiosa e racismo. O calendário em 2020 será estendido para as unidades do interior do estado.

“A luta contra o racismo na nossa sociedade é prioridade entres as ações de prevenção à violência. O Crer é mais um instrumento qualificado para atender às questões das intolerâncias institucionais, de forma muito mais direta”, afirmou o superintendente da Sprev, coronel Raimundo Lázaro Oliveira Monteiro.

A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, destacou a importância do funcionamento do centro. “Esse espaço só aprimora nossas ferramentas de combate aos crimes que se configuram como racismo, reafirmando protocolos que estão sendo construídos entre comunidade negra e polícia, sobretudo através do projeto das rondas rurais, garantindo a essas comunidades o direito à segurança de qualidade”, ressaltou.

Durante o evento também foi realizada a primeira atividade do Crer com o Colóquio Acadêmico sobre Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa – Avanços e Expectativas, que trouxe diálogos e reflexões sobre escravidão, movimento negro e indicações de livros que tratam destas temáticas, provocando uma inquietação sobre os assuntos.

Fonte: SSP - BA // Itatiaia Fernandes 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM