Ligação Direta - Notícias
Salvador, 06 de Dezembro de 2019

Turismo da Bahia contará com ações inovadoras envolvendo pesquisas e observatório

Uma parceria entre as secretaria estaduais do Planejamento (Seplan) e do Turismo (Setur) resultará em um novo boletim de análise conjuntural do turismo da Bahia, a ser divulgado trimestralmente. Executado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Seplan, com o apoio da Diretoria Planejamento Turístico (DPT), da Setur, a primeira edição será lançada em dezembro. O assunto foi debatido nesta sexta-feira (29), durante reunião na Seplan entre os titulares das pastas Walter Pinheiro (Planejamento) e Fausto Franco (Setur). Também estiveram presentes à reunião a diretora de Planejamento Turístico, Giulliana Brito e sua equipe, e a diretora-geral da SEI, Jorgete Costa e equipe.

Na oportunidade, também ficou acordado o lançamento da versão aprimorada do Observatório do Turismo, que trará, entre outras informações, indicadores  relacionadas a meios de hospedagem; ocupação hoteleira; receitas das atividades turísticas; fluxos de passageiros em portos, aeroportos, rodoviárias; consumo de energia elétrica, investimentos e demais informações relacionadas ao setor. Durante o encontro também foi debatida a realização de uma ampla pesquisa inovadora envolvendo as 13 zonas turísticas da Bahia.

“Será uma pesquisa envolvendo a nossa estrutura da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, no sentido de construir um caminho para envolvermos os atores do Turismo como um todo e criar um mecanismo para cada vez mais a gente utilizar as informações como ferramenta para o dia-a-dia, para ir melhorando o nosso nível de atendimento, nossas ofertas e ir enxergando também quais são as lacunas para que a gente pudesse efetivamente melhorar as condições, atrair mais gente, melhorar para o Turismo interno e, claro, fazer do turismo a nossa fonte de alegria e também a nossa fonte de receita”, destacou o secretário do Planejamento Walter Pinheiro.

Para o secretário Fausto Franco, as ações possibilitarão um planejamento efetivo das ações de fomento ao setor “considerando que teremos dados importantes tanto economicamente, como aqueles relacionados ao perfil do turista que nos visitam, desde comportamento, tempo de permanência, valores gastos em cada destino, dentre outras informações”. Ele acrescenta que a SEI entra com sua expertise em pesquisas e estudos de dados e a DPT contribuindo no fornecimento de informações complementares aos estudos. 
 
Ascom Seplan - Governo da Bahia // Itatiaia Fernandes 

 

Postado em 02 de Dez 2019 as 11 : 25 : 51

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados