Prazo para pagar primeira parcela do 13º salário termina nesta segunda; confira

Foto de null

Brasil

30 de novembro de 2015 às 08h45

 | 

Foto: 

Imagem de Prazo para pagar primeira parcela do 13º salário termina nesta segunda; confira

O prazo para que as empresas efetuem o pagamento do adiantamento da primeira parcela do 13º salário aos seus funcionários termina nesta segunda-feira (30). A segunda parcela deve ser repassada aos trabalhadores até o dia 18 de dezembro, segundo a legislação. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, recebem apenas a segunda parcela. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha.

A primeira parcela se baseia na última remuneração do empregado. Já a segunda tem como referência o mês de dezembro. Em caso de empregados que recebem salários variáveis, através de comissões ou percentagens, o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ter realizado até esta segunda. O Imposto de Renda e o desconto do INSS incidem sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem sobre o valor integral do 13º salário na segunda parcela. O FGTS é devido tanto na primeira como na segunda parcela.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 173 bilhões na economia. O número de pessoas com direito ao benefício soma 84,4 milhões, dos quais 60,2% (50,8 milhões de pessoas) são empregados formais, sendo destes 2,3% empregados domésticos (1,9 milhões), e 38,6% (33,6 milhões) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

Foto: Ilustração

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM