SecultBA participa de projeto de revitalização do Abaeté

Foto de null

Bahia

21 de janeiro de 2020 às 10h43

 | 

Foto: 

Imagem de SecultBA participa de projeto de revitalização do Abaeté

Na ocasião, também foi apresentado o projeto do Museu das Lavadeiras, que visa transformar a antiga "casa das lavadeiras" em um espaço de resgate e preservação da memória e cultura do Abaeté. O projeto de revitalização, que visa reinserir o Abaeté no roteiro turístico da capital baiana, é uma iniciativa das secretarias de Cultura (SecultBA),  Meio Ambiente (Sema), Turismo (Setur), Segurança Pública (SSP), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cultura, além do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).


"A revitalização do Abaeté terá a Cultura como carro-chefe e o nosso projeto é audacioso, mas tenho certeza que através de um trabalho conjunto entre as diversas secretarias de governo e a comunidade será possível realizá-lo", disse o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), Orley Silva. Além do Museu das Lavadeiras, o projeto prevê ainda a reforma do mirante, a construção de uma concha acústica para a realização de shows e espetáculos, a criação de trilhas ecológicas, ampliação da atuação da Casa da Música, instalação de uma tirolesa, dentre outras intervenções.

Orley destacou ainda a importância do projeto para o desenvolvimento local, para estimular e reaquecer a economia do bairro e criar oportunidades de trabalho para moradores do entorno ao Parque. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, enfatizou a importância de unir forças e disse que um projeto de requalificação feito a muitas mãos trará resultados positivos para comerciantes, visitantes e turistas.

Já o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, destacou que a revitalização deve propiciar "um Abaeté ambientalmente sustentável e ocupado pela comunidade do bairro, pelos baianos e turistas". O secretário de Turismo, Fausto Franco, endossou a necessidade de ocupação do espaço para que o Abaeté volte a ser um local seguro e garantiu esforços para recolocá-lo no roteiro turístico da cidade. "Vamos convocar as empresas de turismo e as agências de viagem  para que voltem a vender este destino, que já foi muito conhecido aqui e no exterior", disse.

Base de Apoio da PM - A base conta com monitoramento por câmeras e será utilizada de apoio para todos os policiais militares que atendem a região do Abaeté - Cavalaria, Policia Ambiental, 15ª CIPM, RONDESP e BEPTUR. Durante a inauguração, o Coronel Manoel Xavier Souza ressaltou o trabalho da PM e os resultados obtidos em segurança para turistas e população local. A presidente da Associação dos Ambulantes, Quiosques e Baianas de Acarajé da Lagoa do Abaeté, Nelci Pereira, comemorou a inauguração da base para a segurança dos comerciantes, turistas e moradores.

Parque Metropolitano do Abaeté - Inaugurado no dia 3 de setembro de 1993, o Parque está situado dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), numa região composta por dunas, lagoas (no total de 18) e vegetação nativa. O Parque é um dos maiores centros de lazer ecológico do Nordeste e foi criado com o intuito de proteger a área da ocupação predatória e depredação a sua área geológica.

Casa da Música - É um dos 17 espaços culturais mantidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Inaugurado em 1993 com intuito de preservar a memória da música baiana, o espaço cultural tem como carros-chefes os projetos Sarau e Luau de Itapuã, além de exposições, bate-papos musicados e oficinas. O espaço possui uma Galeria e uma Sala Multiuso com capacidade para 100 pessoas que é usada para apresentações, exposições e formações.

Outros quatro espaços culturais estão localizados em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e os outros 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Secult - Governo da Bahia // Itatiaia Fernandes 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM