Mais de 7 mil famílias baianas são beneficiadas com desconto na fatura de energia

Foto de null

Bahia

22 de janeiro de 2020 às 10h25

 | 

Foto: 

Imagem de Mais de 7 mil famílias baianas são beneficiadas com desconto na fatura de energia

Mais de 7 mil famílias baianas receberam descontos na fatura de energia com a troca de resíduos sólidos no Projeto Vale Luz. Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da Coelba e regulado pela Aneel, o projeto é uma boa alternativa para ajudar no orçamento familiar e incentivar o ciclo sustentável na sociedade. 

Atuante em 64 comunidades em Salvador e região metropolitana, o projeto possui pontos de coleta fixos e itinerantes, que permitem ao cliente trocar os materiais reciclados por descontos na fatura de energia elétrica. Apenas em 2019, mais de 551 toneladas de materiais foram entregues nos pontos de coleta do projeto, ganhando um destino sustentável e ajudando a reduzir os danos ao meio ambiente. Além disso, o Vale Luz Condomínio concedeu descontos a 69 condomínios e impactou diretamente 19 empresas.

De acordo com o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia, Daniel Sarmento, a iniciativa, além de promover a sustentabilidade do planeta, possibilita também economia da energia. “O Projeto Vale Luz adota a premissa de que o resíduo reciclado, ao retornar ao ciclo produtivo, possibilita a redução do consumo de energia da extração da matéria prima e no transporte desses materiais. Dessa forma, a ação de reciclagem dos resíduos recolhidos pelo projeto, em 2019, possibilitou uma economia de energia de 2,5 GWh, correspondente ao consumo mensal de 1,6 mil residências do estado da Bahia”, ressalta.

Para obter descontos a partir do Vale Luz, basta procurar um dos pontos de troca do projeto, levando materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), e óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho) e eletrônicos (CPU com placa mãe, notebook, televisor, celular, carregador, impressora etc). Mais que reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.

O projeto conta com postos fixos e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem visitas periódicas para recolher os resíduos. Os pontos de troca do Vale Luz podem ser conferidos no aplicativo Vale Luz Cliente ou no site da Coelba (www.coelba.com.br).  Os consumidores podem contar, ainda, com o stand do Vale Luz na Estação do metrô de Pirajá e com os containers fixos do projeto, instalados no estacionamento dos Shoppings Salvador Norte Shopping e Salvador Shopping. Condomínios também podem participar do projeto através do Vale Luz Condomínio, que faz a coleta de resíduos diretamente nos condomínios residenciais. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para eficiência@neoenergia.com, com o assunto Vale Luz Coelba, ou entrar em contato pelo telefone (71) 3555-3370.

Coelba // Itatiaia Fernandes

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM