Governo do Estado patrocina 41ª Noite da Beleza Negra através do Fazcultura

Foto de null

Bahia

06 de fevereiro de 2020 às 11h24

 | 

Foto: 

Imagem de Governo do Estado patrocina 41ª Noite da Beleza Negra através do Fazcultura

Grande celebração da beleza afrobrasileira acontece no próximo sábado (08), a 41ª edição da Noite da Beleza Negra, festa que marca a escolha da Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Aiyê. O evento tem patrocínio da Avon e do Governo do Estado, através do programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

 

Ao longo dos anos, o Governo do Estado vem apoiando ações culturais do Ilê Aiyê através de editais de cultura. No ano de 2020, o apoio do Governo do Estado à Noite da Beleza Negra se dá através do Programa Fazcultura, possibilitando patrocínio direto no valor orçamentário do projeto, de R$ 394.480,00, sendo aprovada a captação do equivalente a 80% desse valor através de isenção de ICMS. A Avon Cosméticos apresentou carta de interesse e será patrocinadora neste ano de 2020.

 

Parceria entre a SecultBA e a Sefaz, o Fazcultura integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta com um expressivo apoio da opinião pública.

 

O evento – A programação acontece sábado (08), a partir das 21h, na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, bloco afro pioneiro que nasceu ali no Curuzu, na Liberdade, considerado o bairro de maior população negra do país. Ao longo das décadas, a Deusa do Ébano, representante máxima do bloco, cuja escolha é realizada desde o final da década 70, se concretizou no imaginário popular como símbolo de empoderamento e valorização da mulher negra, equiparada à figura de uma rainha.

 

A Noite da Beleza Negra consagrou-se como um dos principais eventos pré-carnavalescos da cidade de Salvador, referenciado como um momento de celebração à diversidade cultural, exaltação à musicalidade afro, e de fortalecimento da autoestima da população negra. “A importância alcançada pela Noite da Beleza Negra reside no fato de promover uma cultura, ou conjunto de culturas, do qual somos herdeiros e transcende, e muito, as medidas da cintura, quadris, cor de olhos e cabelos”, explica a organização do evento.

Secom - Governo da Bahia // Itatiaia Fernandes 

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM