Vendas no vareja baiano crescem 2,1% em 2019 e superam taxa nacional

Foto de null

Bahia

13 de fevereiro de 2020 às 10h23

 | 

Foto: 

Imagem de Vendas no vareja baiano crescem 2,1% em 2019 e superam taxa nacional

As vendas no comércio varejista baiano em 2019 cresceram 2,1% em comparação a 2018, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). O crescimento de 7,4% em dezembro de 2019, na comparação com igual mês do ano anterior, contribuiu para o resultado positivo.

“Essa taxa do acumulado do ano foi a maior dos últimos quatro anos consecutivos e supera a média nacional, que registrou a expansão no volume de negócios de apenas 1,8%. O avanço de dezembro também foi bem superior ao nacional, que foi de 2,6%. Este desempenho do varejo baiano está relacionado ao aumento da empregabilidade, uma vez que a Bahia liderou a geração de empregos formais no Nordeste em 2019, com 30.858 novos postos de trabalho, através de políticas públicas que vêm dinamizando vários setores econômicos”, avaliou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Na análise sazonal, o comércio varejista no estado baiano foi positivo em 1,3%.

Por atividade, os dados do comércio varejista do estado baiano em dezembro de 2019, quando comparados aos de dezembro de 2018, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, destacaram-se Móveis e eletrodomésticos (50,8%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (17,3%), Tecidos, vestuário e calçados (8,5%), Combustíveis e lubrificantes (7,2%), e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,1%). A mais importante influência positiva em dezembro veio do segmento Móveis e eletrodomésticos seguido por Tecidos, vestuário e calçados, Outros artigos de uso pessoal e doméstico, e Combustíveis e lubrificantes.

Nos demais segmentos, as variações negativas foram: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-3,4%), e Livros, jornais, revistas e papelaria (-29,1%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variações positivas Eletrodomésticos, e Móveis 65,7%, e 20,3% respectivamente, e Hipermercados e supermercados negativa de 1,4%.

Comparativo do comércio varejista ampliado

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou crescimento nas vendas de 8,0%, em relação à igual mês do ano anterior, também influenciado pelo efeito base. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação ficou em 1,8%.

Ascom Seplan // Itatiaia Fernandes

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM