Trabalho de limpeza garante cidade novinha para dias de Carnaval

Foto de null

Carnaval 2020

21 de fevereiro de 2020 às 10h23

 | 

Foto: 

Imagem de Trabalho de limpeza garante cidade novinha para dias de Carnaval

O Carnaval dos Carnavais já começou. E a Prefeitura, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), montou uma operação para deixar a cidade novinha em folha todos os dias de festa, além de promover ações em prol do meio ambiente. 

 

Em 2020, a ação envolve mais de quatro mil colaboradores, entre coordenadores, agentes de limpeza, de coleta e de lavagem de vias em todos os circuitos e nas festas dos bairros. Para dar suporte aos trabalhos, são usados 57 compactadores, 53 carros-pipa e 22 caminhões de sucção.

 

Os foliões têm à disposição quase três mil sanitários químicos e 80 contêineres climatizados – alguns deles com chuveiros para servir, principalmente, aos ambulantes que trabalham até a Quarta-feira de Cinzas.

 

Toneladas - Se, em 2019, a quantidade de resíduos coletada foi de 1,7 mil toneladas, a expectativa é que o volume aumente. “Isso se deve ao número maior de turistas esperado para este ano. Inclusive, para reduzir os impactos de todo esse lixo gerado, nós firmamos parcerias e adotamos diversas medidas que, com certeza, serão fundamentais para os foliões e para o meio ambiente”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

 

Entre as iniciativas estão o desenvolvimento e a distribuição de tonéis de 400 litros, que possuem o dobro da capacidade convencional, no Circuito Dodô (Barra/Ondina). “Nos equipamentos, de preferência, devem ser descartados materiais recicláveis, como latinhas, garrafas pet, plásticos e papel, que serão aproveitados pelos catadores”, avisa Passos.

 

Reciclagem – O órgão também coloca em campo as equipes de educação ambiental, com o intuito de orientar os ambulantes às melhores práticas durante a folia. Em todos os dias da festa, os agentes distribuem sacos plásticos, esclarecem sobre o acondicionamento dos resíduos e a necessidade de manter os espaços limpos.

 

Além disso, a Limpurb ampliou o apoio às cooperativas de catadores: são 14 este ano, que terão à disposição dez centrais de Apoio ao Catador espalhadas pelos circuitos, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e a Ambev. 

 

Quatro caminhões-baú ajudarão no transporte dos materiais recicláveis armazenados nas centrais. Para guardar os materiais, foram doadas mais de 250 big bags, com qualidade e capacidade de armazenamento superior às sacolas que os catadores costumam usar no dia a dia.

 

Fortalecimento e incentivo - Para oferecer mais conforto aos cooperados que trabalham nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Centro), foram instalados sanitários químicos com pia e reservatório. Além disso, uma das exigências da Limpurb é a de que todos os camarotes firmassem parcerias com as entidades cadastradas, responsáveis pela triagem dos resíduos recicláveis gerados nos espaços. Todo o montante coletado será doado a essas entidades.

 

O órgão também apoia, pelo oitavo ano consecutivo, o projeto “Plástico é Vida”, idealizado pela Cooperativa dos Recicladores da Unidade do Ogunjá (Cooperbari). A meta é contribuir para a preservação do meio ambiente, coletando exclusivamente plástico, material gerado em grande quantidade durante a festa e considerado de baixo custo pelos catadores quando comparado a latinhas de alumínio, por exemplo. Para facilitar o trabalho dos catadores hÁ um caminhão compactador e atuação da equipe de varrição, juntando todo o material para o centro da pista, predominantemente plástico.

 

Nova base e passarelas - A Limpurb montou, ainda, uma nova base na Marquês de Leão, com sete novos sanitários climatizados disponíveis para toda a população. Para evitar que os catadores se desloquem por longas distâncias com seus materiais, no mesmo local foi instalado um compactador de resíduos.

 

A passarela – famoso momento quando os agentes de limpeza passam limpando a avenida, com vassouras na mão e de forma sincronizada, logo após a passagem dos blocos – já está presente em mais um local. Além do Campo Grande, a Barra também tem duas passarelas.

Secom PMS // Itatiaia Fernandes

 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM