Fake News sobre coronavírus preocupa profissionais da Secretaria Municipal da Saúde

Foto de null

Saúde

13 de março de 2020 às 09h22

 | 

Foto: 

Imagem de Fake News sobre coronavírus preocupa profissionais da Secretaria Municipal da Saúde

A veiculação e compartilhamento de informações falsas relacionadas ao coronavírus por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens preocupa as equipes de assistência da Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com o coordenador médico hospitalar e de urgências de Salvador, Ivan Paiva, a disseminação das chamadas “fakes news” além de gerar um clima de intranquilidade desnecessária, pode causar prejuízos graves à saúde das pessoas que aderirem a tratamentos questionáveis sugeridos nas correntes de notícias inverídicas.
 

Na última terça-feira (10), cerca de 40 pessoas morreram no Irã em decorrência de fake news ligada ao COVID-19. Boatos de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus levou que indivíduos a consumirem o produto utilizado para limpeza, causando óbitos por intoxicação causada por metanol.
 

“O combate às falsas notícias tem sido um desafio para saúde pública mundial. A recomendação é que as pessoas evitem replicar conteúdos duvidosos ou provenientes de fontes não oficiais, sobretudo, quando o assunto for o coronavírus. No momento, não há motivos para pânico. Salvador não registra casos confirmados da infecção e toda a rede pública e privada está capacitada para acolhimento dos pacientes suspeitos e tratamento de possíveis episódios confirmados”, afirmou Ivan Paiva.
 

O médico afirmou ainda que o compartilhamento de boatos pode interferir negativamente no fluxo das unidades de saúde. “Circula nos aplicativo de mensagens um áudio confirmando o óbito de um paciente infectado por coronavírus na UPA de Itapuã. Essa notícia falsa causou um alarde na unidade. Um paciente internado, por exemplo, queria evadir o posto com medo de contaminação”, exemplificou.
 

Diariamente, as pastas da Saúde Estadual e Municipal estão divulgando conjuntamente boletins atualizados sobre a situação epidemiológica do COVID-19 na Bahia. Até às 17 horas da última quarta-feira (11), foram notificados 101 casos da doença em Salvador. Do total, 75 ocorrências já foram descartadas e outros 26 aguardam resultados laboratoriais.
 

Entre 22 de janeiro e 27 de fevereiro, o serviço Saúde sem Fake News, do Ministério de Saúde, analisou cerca de 6 mil notícias que circulavam em redes sociais sobre o novo coronavírus. Segundo o órgão, 85% das conteúdos compartilhados eram falsos.

SMS PMS // Itatiaia Fernandes

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM