Prefeitura de Salvador inaugura iluminação de Natal nesta quinta

Foto de null

Salvador

03 de dezembro de 2015 às 17h01

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura de Salvador inaugura iluminação de Natal nesta quinta

Salvador entra oficialmente no clima do Natal a partir desta quinta-feira (3), quando forem ligadas todas luzes natalinas dispostas em diversos pontos da cidade, em cerimônia a ser realizada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, a partir das 18h, com a presença do prefeito ACM Neto.

Em seguida, no mesmo local, acontecerá o lançamento da campanha Natal sem Fome 2015, que contará com apoio municipal através da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps).

As iniciativas, que contam também com uma série de atrações culturais natalinas, prosseguem até o dia 5 de janeiro e fazem parte da programação “Salvador, Cidade Natal do Brasil”.

Promovida por meio da Diretoria de Iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a iluminação para o Natal 2015 na capital baiana terá 2,3 mil lâmpadas em LED em várias cores e formatos e investimento de R$3,5 milhões, montante que inclui também a decoração.

A iniciativa contempla duas vezes mais localidades que em anos anteriores – 38 lugares ao todo - e com um número de peças de decoração três vezes maior.

A iluminação temática de Natal foi instalada em 14 pontos no Centro da cidade: Campo Grande, Avenida Sete de Setembro, Rua Forte de São Pedro, Sulacap, Casa de Itália, Praça Castro Alves, Rua da Misericórdia, Rua Chile, Câmara Municipal, Prefeitura, Praça da Piedade, Relógio de São Pedro, Lapinha e Baixa dos Sapateiros. Outros cinco estão concentrados na região da Barra e contemplam a orla do bairro, Avenida Centenário, Dique do Tororó, Praça Orungan (Ondina) e Avenida Garibaldi.

Já na Cidade Baixa, os oito locais contemplados são o Bonfim, Rua Direta do Uruguai, Largo de Roma, Largo da Boa Viagem, Praça Dodô e Osmar, Praça Irmã Dulce, Orla da Ribeira e Caminho de Areia. As outras áreas beneficiadas são Cajazeiras, Mussurunga, Baixa do Fiscal, Lobato, Plataforma, Terezinha, Periperi e Paripe, além das ilhas de Maré (Botelho, Santana e Praia Grande), Bom Jesus dos Passos e dos Frades (Paramana).

Presépio - Além da iluminação e decoração, a Prefeitura já lançou uma grande programação natalina, que envolve concertos musicais, apresentações teatrais e muitas outras novidades.

Já nesta quinta-feira (3/12), a partir das 18h em parceria com a Arquidiocese de Salvador, será lançado o Presépio Monumento, que estará pela primeira vez na região do Centro Histórico, mais precisamente na Praça da Sé.

A ação contará com a bênção do bispo auxiliar Dom Estevam Filho e apresentação inédita ao ar livre do Auto de Natal pelo grupo Oração Pela Arte (OPA).

Promovido em anos anteriores em locais como a Avenida Paralela e o Dique do Tororó, o Presépio Monumento conta com peças em fibra de vidro de até cinco metros de altura com imagens de três figuras humanas: Jesus, Maria e José, além de uma ovelha e um burrinho.

A obra remete ao nascimento do Menino Jesus, em Belém, e visa provocar a reflexão no público sobre o amor de Deus por cada pessoa. As peças ficarão expostas

Demais atrações – A partir do próximo dia 11, às 19h, a Praça Municipal será palco da chegada do Papai Noel e de um cenário natalino constituído de um presépio, uma Casa de Papai Noel e uma árvore natalina, com cerca de 15m de altura.

Antes, às 18h, haverá uma Parada de Natal, desfile que partirá da Praça da Sé em direção à Praça Municipal e que contará com dez alas e 400 participantes, além de um coral itinerante. Os participantes serão alunos de escolas públicas e de diversas associações da cidade.

O cenário natalino permanecerá até o dia 23 de dezembro e o Papai Noel estará presente a partir do dia 12, das 14h às 20h. Ao longo desses dias, serão realizadas apresentações de corais nas escadarias do Palácio Thomé de Souza. No dia 11, a atração se apresenta às 19h e nos dias 12, 16, 17, 18 e 23, às 17h30.

Também no dia 11, às 19h, acontece o Concerto Natalino no Largo do Terreiro de Jesus. Será um grande concerto vocal e instrumental realizado pelo Madrigal e Camerata da Universidade Federal da Bahia (Ufba) com a participação do Grupo Sygnum Magnum, dedicado ao canto gregoriano. Todo o repertório da apresentação será com foco na temática sacro-natalina.

Nos dias 19 e 20, o Largo do Farol da Barra recebe o Coral de Natal na Varanda do Oceania, às 18h. No dia 23, a Praça Irmã Dulce, em Roma, também terá apresentação de coral e no dia 25, será celebrada a missa de Natal com o arcebispo D. Murilo Krieger, às 16h, no Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho.

Foto: Ilustração

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM