Cansanção: prefeito e secretários são afastados por fraudes

Foto de null

Bahia

04 de dezembro de 2015 às 11h23

 | 

Foto: 

Imagem de Cansanção: prefeito e secretários são afastados por fraudes

O prefeito do município de Cansanção, Ranulfo Gomes (PSD), foi afastado do cargo por tempo indeterminado após uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga irregularidades em seu mandato. O vice-prefeito, Paulo Henrique Passos, tomou posse nesta quarta-feira (3), em cerimônia na Câmara de Vereadores.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, foi quem tomou a decisão do afastamento do gestor após notificação da PF que sinalizou as fraudes depois de a Controladoria Geral da União (CGU) realizar uma auditoria na prefeitura.

Além de Ranulfo, foram afastados o secretário de Educação e irmã do prefeito, Valdirene da Silva Gomes; o secretário de Finanças, tesoureiro e sobrinho do prefeito, Orlando Pinheiro da Silva Júnior; e a secretária da Saúde e esposa do prefeito, Vilma Rosa.

Operação Making of

A operação Making of foi deflagrada no dia 10 de novembro após denúncia feita à Polícia Federal pelo vereador da cidade, Cirilo Araújo (atualmente sem partido), que afirmou que a prefeitura realizava negociões de forma irregular com empresas que pertenciam ao próprio prefeito ou a parentes dele. A suspeita é que, juntas, essas empresas já receberam mais de R$ 20 milhões dos cofres da prefeitura.

As instituições envolvidas estão ligadas à locação de veículos, fornecimento de combustível e lubrificantes, material de informática, provimento de acesso a internet, locação de máquinas pesadas e caminhões, terraplanagem e obras de construção civil. Todas com sede em Cansanção.

Apesar de a ação ter sido centralizada em Cansanção, onde foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, a operação teve vínculo nos municípios de Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Monte Santo. A polícia cumpriu dois mandados em Feira e uma nas demais cidades.

Foto: Reprodução/A tarde

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM