Mais três bairros de Salvador são incluídos em lista de restrições; medida passa a valer na quarta-feira

Foto de null

Salvador

18 de maio de 2020 às 16h00

 | 

Foto: 

Imagem de Mais três bairros de Salvador são incluídos em lista de restrições; medida passa a valer na quarta-feira

Mais três bairros de Salvador são incluídos em lista de restrições; medida passa a valer na quarta-feira

 

O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou, na manhã desta segunda-feira, 18, por meio de coletiva virtual no gabinete do Palácio Thomé de Souza, a ampliação de medidas restritivas em mais três bairros de Salvador, como uma das ações de combate ao avanço da Covid-19 (novo coronavírus).

As regiões que terão acesso de pedestres e veículos restritos, além do funcionamento de atividades comerciais, são Bonfim, Liberdade e Lobato. De acordo com o gestor municipal, as medidas começam a valer a partir de quarta-feira, 20, e vão durar, inicialmente, sete dias.

Por outro lado, o prefeito anunciou a suspensão das medidas mais restritivas nos bairros da Boca do Rio e centro da cidade (av. Joana Agélica, av. Sete de Setembro e rua Carlos Gomes), a partir desta terça-feira, 19.

“Os índices de contaminação nestas regiões apresentaram melhoras em relação a outras regiões da cidade. Caso haja um retrocesso, retornaremos com as medidas restritivas”, ponderou. No caso do bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, as restrições foram prorrogadas, enquanto que na Pituba a decisão sobre suspensão ou prorrogação deve ser divulgada na quarta, quando se encerra o prazo.

Taxa ocupação

A prefeitura prevê um colapso no sistema de saúde a partir desta quinta-feira, 21. A expectativa, levando-se em consideração a manutenção dos índices de contaminação, é a de que os leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cheguem a um déficit total de 24.

Segundo o prefeito, hoje, a taxa de ocupação nos hospitais da rede pública é de 70% nos leitos clínicos e de 83% nos leitos de UTI. Na rede privada, a média é de uma taxa de ocupação dos leitos de 82%.

“Isso significa que estamos nos aproximando de uma possibilidade de colapso do sistema de saúde. Já estamos em um nível de altíssima preocupação”, alertou ACM Neto.   

Prorrogação

O decreto, que trata do funcionamento das aulas nas redes pública e privada de Salvador, bares, restaurantes, clubes sociais, academias de esporte, parques e praças públicos, cujo prazo venceria nesta segunda, foi prorrogado por mais 15 dias. Ou seja, tem validade até 1º de junho.

Os Shoppings Centers permanecerão fechados, mas com a possibilidade de operar no modelo Drive-Thru (com a retirada do produto realizada dentro do carro). Neste caso, os centros de compra poderão oferecer este serviço de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h.

 

A Tarde/// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM