4 de cada 10 domicílios em Salvador estão em favelas e assemelhados

Foto de null

Salvador

19 de maio de 2020 às 15h08

 | 

Foto: 

Imagem de 4 de cada 10 domicílios em Salvador estão em favelas e assemelhados

De cada 10 domicílios em Salvador, 4 estavam ocupados em favelas ou assemelhados, os chamados aglomerados subnormais, até dezembro de 2019, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 375.291 residências nessas áreas, o que representa 41,83% do total em Salvador (897.098), a terceira maior marca entre as cidades em números absolutos, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Entre as capitais do país, Salvador registrou o terceiro maior percentual de residências em favelas ou assemelhados, atrás de Belém e Manaus. Levando em consideração todos os municípios brasileiros que têm aglomerados subnormais, Salvador ocupa a 10ª posição no ranking. 

Entre os estados, a Bahia ocupa a 3ª posição no ranking em números absolutos (469.677) de domicílios nessas áreas; e a 6ª posição em termos percentuais (10,62%). Estima-se que, ao fim de 2019, o Brasil registrava 5.127.747 milhões de domicílios em favelas ou assemelhados. As informações fornecidas pelo IBGE fazem parte da Classificação Preliminar dos Aglomerados Subnormais, que vai servir de base para o próximo censo demográfico, que será realizado em 2021. Os dados tiveram a divulgação antecipada para ajudar na formulação de políticas de saúde para combater a pandemia do coronavírus. 

Nordeste de Amaralina, Salvador — Foto: Itana Alencar/G1

Para ser considerado um aglomerado subnormal, essas áreas, além de não dispor da posse formal do terreno, precisa apresentar pelo menos uma das características abaixo:

  • Inadequação do abastecimento de água, do fornecimento de energia, da coleta de lixo ou do destino de esgoto;
  • Existência de padrão urbanístico irregular;
  • Restrição de ocupação do solo;

Em toda a Bahia, foram identificadas, ao fim de 2019, 572 aglomerados subnormais em 33 municípios diferentes. Salvador lideram o ranking, com 270. Feira de Santana (65) e Itabuna (40) vêm logo atrás.

Entretanto, em número e proporção de domicílios em áreas de favelas e assemelhados, depois de Salvador, estava Ilhéus, com 21.123 residências ocupadas em aglomerados subnormais, o que representava pouco mais de 1/3 dos domicílios do município (34,59%).

Reprodução: G1 - Bahia

Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM