60% são favoráveis a fechamento total para conter coronavírus, diz Datafolha

Foto de null

Brasil

27 de maio de 2020 às 14h06

 | 

Foto: 

Imagem de 60% são favoráveis a fechamento total para conter coronavírus, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha mostra que a maioria (60%) dos brasileiros adultos que possuem celular é favorável à implementação do lockdown a fim de diminuir o avanço da pandemia do coronavírus no país. Uma fração de 36% se posicionou contrária ao lockdown,1% é indiferente e 2% não opinaram.

O apoio ao lockdown é mais alto entre as mulheres (68%), entre os mais jovens (72%), entre os moradores da região Nordeste (69%) e entre os que reprovam o governo de Jair Bolsonaro (79%). Enquanto a reprovação alcança índices mais altos entre os homens (45%), entre os mais instruídos (41%), entre os mais ricos (50%), entre os empresários (55%) e entre os que aprovam a administração Bolsonaro (61%).

Nesse levantamento, nos dias 25 e 26 de maio de 2020, foram realizadas 2.069 entrevistas por telefone, com brasileiros de 16 anos ou mais, que possuem celulares, de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Segue majoritária (65%) a fração que avalia que no momento o mais importante é que as pessoas fiquem em casa a fim de evitar a disseminação do coronavírus, mesmo que isso prejudique a economia e cause desemprego (era 67% no fim de abril). Porém, o índice vem recuando, na primeira semana de abril era 76%. Em contrapartida, vem crescendo aos poucos a parcela que avalia um quarto (28%) avalia que no momento o mais importante é acabar com o isolamento das pessoas a fim de estimular a economia e impedir o desemprego, mesmo que isso contribua para a disseminação do coronavírus (era 25% na última semana de abril e 18% na primeira semana de abril). Uma parcela de 7% não opinou (era 8% no fim de abril).

A avaliação que no momento o isolamento social é a medida mais importante para conter o avanço do coronavírus é majoritária em todos os segmentos sociodemográficos. O apoio ao isolamento é mais alto entre os que têm 16 a 24 anos (81%) e entre os moradores da região Nordeste (76%).

Fonte: Data Folha

Da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM