Estudo aponta bairros com os melhores e piores índices de isolamento social em Salvador

Foto de null

Salvador

27 de maio de 2020 às 14h56

 | 

Foto: 

Imagem de Estudo aponta bairros com os melhores e piores índices de isolamento social em Salvador

As medidas de isolamento social apresentam adesão irregular entre os bairros de Salvador e variam de acordo com as condições de vida da população. É o que aponta um estudo liderado por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA que analisou a evolução do distanciamento na capital baiana e identificou os bairros com os piores e melhores percentuais de isolamento. O trabalho foi realizado com base no Índice de Isolamento Social, no período de 23 de março a 27 de abril, e relaciona a distribuição do distanciamento com as desigualdades sociais existentes.

“Tendo em vista que parcela significativa da população encontra-se em contexto de vulnerabilidade social, foi necessário avaliar também esses indicadores para entender o grau de adesão ao isolamento social”, explica Marcio Natividade, professor do ISC/UFBA e um dos autores do estudo.

De acordo com o levantamento, os bairros com os piores índices de isolamento no período foram Jardim Cajazeiras, Jardim Santo Inácio, Pau da Lima, São Marcos, Arenoso e Sussuarana, que registraram, em média, 48% de isolamento. Entre aqueles com melhores taxas de adesão às medidas de distanciamento social, os pesquisadores identificaram Stella Maris, Graça, Vitória, Barra, Garcia e Pituba. A média nestes bairros foi de 57%.

Segundo o estudo, nenhuma área do município atingiu ainda o valor mínimo de isolamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que seria entre 60% e 70%.

O último dado, de 27 de abril, mostra que Salvador apresentava 50,1% de isolamento. O maior percentual registrado na capital foi em 22 de abril (67%). Na Bahia, o último índice apurado, no dia 25 de abril, mostrou uma taxa de 51,6% de isolamento. Já o maior valor registrado até agora no estado foi em 22 de março, quando chegou a 58,3%; e o menor, em 16 de abril (40%). Para os pesquisadores, vários fatores podem interferir na baixa adesão ao isolamento social nas áreas periféricas, como uma maior necessidade de deslocamento da população para trabalhar, a qualidade das habitações, prevalência do trabalho informal e outras questões ligadas à renda. “Pessoas com menor renda, além de mais expostas aos problemas financeiros ocasionados pela pandemia da covid-19, também estão mais vulneráveis a serem afetadas por problemas de saúde física e psicológicos associados à reclusão necessária no período de isolamento social”, avalia o professor.

Apesar do distanciamento social no município e nos bairros não ter alcançado os valores desejados, ele ainda considera a medida como uma das mais importantes para o controle e prevenção da covid-19. “Entendemos que não é o momento de flexibilização, visto que muito ainda precisa ser desenvolvido para garantir a redução no número de casos e o controle desta pandemia”, conclui. As informações do estudo foram transformadas em uma nota técnica, que pode ser acessada neste link. O documento é assinado pelos pesquisadores Marcio Natividade, Kionna Bernardes, Juracy Bertoldo, Samilly Miranda, Marcos Pereira, Maria da Glória Teixeira, Humberto Livramento e Erika Aragão.

Fonte: ISC/UFBA

Da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM