Após a morte de George Floyd por policial, escalada de tensão aumenta nos EUA no 5º dia de protestos

Foto de null

Mundo

31 de maio de 2020 às 12h24

 | 

Foto: 

Imagem de Após a morte de George Floyd por policial, escalada de tensão aumenta nos EUA no 5º dia de protestos

Manifestantes incendeiam viatura policial em Filadélfia, nos EUA, neste sábado (30) — Foto: Yong Kim/The Philadelphia Inquirer via AP

Pelo 5º dia seguido, manifestantes voltaram a ocupar ruas de cidades em várias partes dos Estados Unidos em protestos contra o racismo após a morte do ex-segurança George Floyd durante uma abordagem policial em Minneapolis. A escalada de tensão iniciada já na tarde de sábado (30) tomou proporções ainda maiores na madrugada deste domingo (31), quando os manifestantes desafiaram o toque de recolher imposto em pelo menos 25 cidades americanas, como Los Angeles e Minneapolis.

Na cidade onde Floyd foi sufocado por um policial e morreu, manifestantes atearam fogo em um prédio dos correios, e continuaram nas ruas, mesmo com a ordem do prefeito Jacob Frey para que voltassem para casa. A polícia fortemente armada reforçou a presença na cidade.

Por causa da violência, o presidente Donald Trump afirmou no Twitter que enviou militares para conter o vandalismo em Minneapolis, e criticou o prefeito democrata. "Se ela [Guarda Nacional] tivesse sido acionada há dois dias, não teria havido tantos estragos".

Nas outras cidades, a maior parte dos atos ocorreu pacificamente, porém, houve novos episódios de confronto em cidades como Los Angeles, Chicago, Filadélfia e Nova York, onde os manifestantes deixaram claro que nem a pandemia do novo coronavírus os impediria de protestar contra o racismo. Pequenos grupos incendiaram várias viaturas policiais em Manhattan. No Brooklyn, um grupo tentou interferir depois que policiais prenderam com truculência um manifestante negro. Em outros bairros de Nova York também houve conflito entre manifestantes e policiais.

Levantamento da agência Associated Press aponta que, desde o início dos protestos, 1.400 pessoas foram presas até o começo da madrugada deste domingo em 17 cidades dos EUA.

Durante a tarde e à noite, carros policiais também foram incendiados em cidades como Filadélfia e Miami. Em Chicago, um grupo entrou em confronto com a polícia que tentava conter o acesso dos manifestantes a prédios da cidade.

Em Los Angeles, a manifestação começou de forma pacífica, mas um grupo protagonizou episódios de vandalismo e até entrou em choque com manifestantes que eram contra a violência. O protesto se estendeu pela noite, com lojas saqueadas e destruídas e houve confronto. Policiais atiraram balas de borracha e bateram em manifestantes com cassetetes.

Reprodução: G1 | da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM