ACM Neto pede para Leo Prates desistir de candidatura e continuar na Saúde

Foto de null

Política

31 de maio de 2020 às 16h45

 | 

Foto: 

Imagem de ACM Neto pede para Leo Prates desistir de candidatura e continuar na Saúde

Leo teria que sair já nos próximos dias da gestão municipal | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE - Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE

 

O prefeito de Salvador, ACM Neto, deu um ultimato no atual secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, para que ele desista de ser o candidato do PDT ao Palácio Thomé de Souza na eleição deste ano. A justificativa para o pedido é que Leo está à frente de uma pasta estratégia, coordenando as ações municipais de enfrentamento ao novo coronavírus, não sendo indicada a sua saída da secretaria no próximo dia 4 de junho.

Como a data para se desincompatibilizar e deixar a prefeitura para disputar a eleição é de 120 dias, Leo teria que sair já nos próximos dias da gestão municipal. No entanto, os deputados federais Cacá Leão (PP) e Félix Mendonça Júnior (PDT) fizeram uma consulta formal ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre a possibilidade de mudança na data da desincompatibilização dos profissionais de saúde que querem disputar a eleição.

Na consulta feita pelo presidente pedetista na Bahia, o texto aborda a impossibilidade de servidores ligados à saúde serem exonerados do cargo no contexto de crise sanitária, provocada pela pandemia do novo coronavírus.

"Considerando a declaração de emergência em saúde pública e de pandemia internacional pela Organização Mundial da Saúde - OMS, de 11 de março de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus - SarsCov-2 (Covid-19) e a Portaria n° 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 20202, que declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em virtude da infecção humana pelo novo Coronavírus - Sars-Cov-2 (COVID-19)", escreveu os advogados de Félix Mendonça Júnior, na justificativa.

A expectativa é que a Justiça Eleitoral dilate o prazo de desfiliação dos profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19 e aceite a desfiliação no dia 4 de julho.

Com isso, é esperado que o secretário Leo Prates consiga se estruturar para deixar a prefeitura da capital e se lançar na disputa ou ainda, ocupar a vice na chapa de Bruno Reis, caso o democrata esteja numa posição de mais destaque nas pesquisas eleitorais. Recentemente, a secretária do Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, Ana Paula Matos, se filiou ao PDT, na tentativa de se colocar como alternativa para a condição de vice da chapa do DEM.

 

A  Tarde/// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM