Prefeitura realiza mais de 22 mil testes rápidos em bairros com restrição regionalizada em Salvador

Foto de null

Salvador

09 de junho de 2020 às 11h25

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura realiza mais de 22 mil testes rápidos em bairros com restrição regionalizada em Salvador

22.369 testes rápidos realizados e 3.768 pessoas com diagnóstico positivo para a Covid-19. Esse é o balanço da ação de testagem rápida deflagrada pela Prefeitura de Salvador em bairros alvo da restrição de proteção à vida. Iniciada em 11 de maio, até o momento, a estratégia foi realizada em 19 localidades da capital.

 

Somente em São Marcos, comunidade inclusa na restrição regionalizada nesse final de semana, foram efetuados 296 testes com a identificação de 95 casos positivos, ou seja, 32% dos indivíduos examinados apresentaram resultado reagente para o vírus.

 

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a estratégia é de suma importância para o monitoramento da circulação viral nessas regiões. “Salvador é uma das cidades que mais realizam a testagem no país. A implantação desta iniciativa auxilia de forma mais precisa o poder público no monitoramento da circulação do novo coronavírus. Além disso, a identificação dos pacientes positivos da Covid-19 ajuda na quebra da cadeia de transmissão, uma vez que o infectado é encaminhado de imediato para o isolamento domiciliar”, avalia o gestor.

 

Os testes rápidos nas áreas com restrição regionalizada acontecem durante todos dias em que o decreto permanece vigentes em cada bairro. Em média, são realizados 150 exames por dia em cada localidade. Para realizar o teste, o interessado passa por uma triagem que é feita pelos profissionais de saúde. Somente os indivíduos com sintomas gripais são submetidos à coleta de amostras para análise laboratorial. O resultado do exame sai em até 30 minutos e é encaminhado via mensagem de texto de celular.

Ascom SMS // Itatiaia Fernandes

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM