Professor da rede municipal cria canal para estimular leitura durante pandemia

Foto de null

Salvador

11 de junho de 2020 às 18h29

 | 

Foto: 

Imagem de Professor da rede municipal cria canal para estimular leitura durante pandemia

Diante da suspensão das aulas da rede municipal devido à pandemia da Covid-19, o professor de teatro da Escola Municipal do Beiru, Alexandre Geisler, resolveu criar um canal no YouTube. Intitulada "Vem, que tem história", a iniciativa é uma extensão do projeto de contação de histórias e mediação de leitura, desenvolvido na instituição desde o ano passado.

 

Para entreter os alunos e continuar estimulando o hábito pela leitura durante o período de isolamento social, o docente resolveu gerar conteúdo virtual sobre as histórias que tinha preparado para esse ano e que seriam contadas no pátio da escola. Com menos de um mês de criado, o canal já tem 130 inscritos e pode ser acessado no endereço www.youtube.com/channel/UCbOII1ZOKZNBC0idyK29tNA.

 

Para engajar as publicações, foram criados o Instagram (www. instagram. com/ vemquetemhistorias) e Facebook (www. facebook. com/ vemquetemhistorias), que servem ainda como espaço de interação. “Tenho recebido um bom retorno das mães e dos colegas através das redes sociais”, afirma Geisler, que dá aulas de teatro a sete turmas do Ensino Fundamental I da escola. No total, a Escola Municipal do Beiru atende a 675 alunos em três turnos de funcionamento.

 

O material que está no canal é inspirado em histórias de escritores como Daniel Munduruku, Kiusam de Oliveira, André Neves, Celso Sisto e Ilan Brenman, artistas que relatam nas obras a trajetória dos ancestrais africanos, indígenas e contos da cultura popular. A criação do canal contou com total apoio da gestora da escola, Alexa Prado, que foi uma grande entusiasta do projeto desde o início. “Nesse momento de isolamento social, ela tem feito o papel de grande compartilhadora do conteúdo que tenho postado no canal, fazendo com que ele chegue às famílias dos nossos alunos”, afirma o professor.

 

A leitura e a contação de histórias são consideradas como ferramentas essenciais na formação educacional de crianças e jovens. “Sou contador desde 2011 e venho desenvolvendo pesquisa de conteúdo afro-brasileiro e da cultura popular que são, inclusive, o tema das histórias que veiculamos uma vez por semana. Ler faz parte da vida. Então, para mim, apreciar bons livros e boas histórias é imprescindível para nossa existência. Abre horizontes e nos permite experimentar e perceber o meu mundo e o mundo dos outros. E, a partir disso, refletir e transcender”, conclui Geisler.

Secom PMS // Itataia Fernandes

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM