Prefeitura adota teste rápido com coleta de secreção do nariz

Foto de null

Salvador

12 de junho de 2020 às 07h00

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura adota teste rápido com coleta de secreção do nariz

Além do teste rápido para detecção da COVID-19, através da amostra de uma gota de sangue colhida na ponta do dedo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou um tipo de teste rápido que avalia a secreção retirada do nariz. O novo procedimento, que tem resultado divulgado em meia hora após a coleta, é aplicado nas blitze realizadas em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), e também no bairro de São Marcos, onde as medidas regionalizadas contra o coronavírus e de proteção à vida passaram a vigorar em Salavador 

A SMS avalia a ampliação da técnica para os demais cinco bairros com isolamento total - Beiru/Tancredo Neves, Paripe, Fazenda Grande do Retiro, Pernambués e Periperi -, podendo ainda estender às localidades de Itapuã e São Caetano, que passaram a ter, a partir desta quarta-feira (10), medidas mais rígidas de isolamento. 

O novo kit de diagnóstico funciona programando o sistema CRISPR (pequenas porções de DNA), que tem a capacidade de identificar determinadas sequências genéticas para detectar um fragmento do material genético do Sars-CoV-2 com a coleta de fluidos através de um cotonete colocado no nariz. Se o material genético do vírus for encontrado, uma enzima CRISPR gera um brilho fluorescente. 

De acordo com a sanitarista da SMS e membro do Centro de Operações Emergenciais e Saúde, Helena Lima, o grande diferencial do teste que colhe a secreção do nariz é que ele pode indicar o resultado pouco tempo após o contágio. “Caso a pessoa esteja nos primeiros dias, ela já tem uma carga suficiente para o diagnóstico através deste exame. Já o teste com a gota de sangue geralmente tem precisão nos casos em que as pessoas já estão com sintomas e em fase mais avançada da doença, a partir do oitavo dia”, explica. 

Dados - Segundo Helena Lima, o exame tem sido feito nas blitze realizadas diariamente na cidade com motoristas que são parados e submetidos ao procedimento, caso apresentem sintomas. Além disso, também estão sendo realizados no bairro de São Marcos, desde o último sábado (6). 

De sábado até hoje, um terço das pessoas testadas, apresentaram resultado positivo. Somente nesta segunda-feira (8), foram aplicados 150 testes rápidos, incluindo a coleta de sangue no dedo e o exame da secreção nasal. Do total, 44 pessoas testaram positivo no bairro de São Marcos.

Ascom SMS PMS // Itatiaia Fernandes

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM