Prefeitura implanta nova estratégia no combate ao Aedes em Salvador

Foto de null

Salvador

19 de junho de 2020 às 08h51

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura implanta nova estratégia no combate ao Aedes em Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começou um projeto piloto com a utilização de uma nova forma de apresentação do larvicida para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti em Salvador. A localidade contemplada para testar o produto foi o Bonfim, na Cidade Baixa, Distrito Sanitário de Itapagipe.

A estratégia, que está em análise, visa o uso de pastilhas efervescentes em bueiros com acúmulo de água, possíveis focos do Aedes. A ferramenta foi proposta a SMS por uma empresa de São Paulo, passou por um processo de seleção e será testada para comprovar o efeito de proteção por pelo menos quatro meses, conforme prometido.

Para Andrea Salvador, coordenadora do CCZ, as expectativas são as melhores, já que um dos problemas do combate ao mosquito é ter bons resultados com larvicidas em bueiros. “A gestão está tentando uma nova intervenção mais eficaz e durável, especialmente em épocas de chuva, quando há alagamentos. No caso de Itapagipe, a geografia favoreceu para ser o local de testes, fizemos uma avaliação da densidade dos bueiros, logo após um mapeamento dos focos e a aplicação do larvicida, a partir de agora vamos monitorar a cada 15 dias”, explicou.

Ascom SMS // Itatiaia Fernandes

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM