ACM Neto veta artigos da Lei da Zabumba e acaba com cotas para contratação de forrozeiros baianos

Foto de null

Salvador

19 de junho de 2020 às 11h59

 | 

Foto: 

Imagem de ACM Neto veta artigos da Lei da Zabumba e acaba com cotas para contratação de forrozeiros baianos

 

[ACM Neto veta artigos da Lei da Zabumba e acaba com cotas para contratação de forrozeiros baianos com verbas do município]

 

O prefeito ACM Neto (DEM) acordou, nesta sexta-feira (19), inspirado pelos ares juninos que, mesmo diante da pandemia da Covid-19, tomaram a Bahia desde o início de junho. Mas, diferente do clima alegre que o forró traz, a novidade é que o gestor municipal vetou os artigos da famosa Lei da Zabumba (9.266).

A provada pela Câmara Municipal em 2017 e que prevê a obrigatoriedade de se ter um percentual para a contratação de artistas que expressam a cultura baiana e regional nos eventos culturais, shows e festejos realizados pelos entes públicos, com verbas oriundas do município.

Pelo projeto original, de autoria da então vereadora Aladilce Souza (PCdoB), ficou instituída a determinação de que a contratação de artistas e conjuntos musicais para eventos culturais, shows e festejos com dinheiro público da Prefeitura de Salvador deveria obedecer a 50% para profissionais que valorizem a cultura baiana. Contudo, em se tratando dos festejos juninos e do Carnaval, esse percentual subiria para 60%.

À época, a aprovação do projeto foi festejada por forrozeiros no Plenário Cosme de Farias, assim como aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia, que aprovou antes lei semelhante. Em 2017, quando da aprovação, a vereadora Aladilce disse que ter esperanças de que o prefeito ACM Neto não vetaria nenhum artigo. Mas, parece que o planejado não se concretizou.

 

Nwes/// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM