Governo da Argentina diz que nuvem de gafanhotos está a 130 km do Brasil

Foto de null

Brasil

24 de junho de 2020 às 18h01

 | 

Foto: 

Imagem de Governo da Argentina diz que nuvem de gafanhotos está a 130 km do Brasil

O levantamento mais recente do governo da Argentina indica que a nuvem de gafanhotos que avança pelo país está a aproximadamente 130 km da cidade de Barra de Quaraí, no oeste do Rio de Grande do Sul. O chefe do serviço de monitoramento do país vizinho, Héctor Medina, informou que o fenômeno também está à mesma distância do Uruguai. "O governo argentino ainda declarou que a praga migratória não reconhece limites ou fronteiras e, em um dia, pode viajar até 150 quilômetros". 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já afirmou que o governo brasileiro está acompanhando a situação. "Montamos já um plano de monitoramento, para acompanhar o deslocamento desses gafanhotos. A gente espera que ele não chegue ao Brasil, mas todas as ações que podem ser tomadas, já tem um grupo de acompanhamento e as ações que podem ser implementadas caso isso aconteça", afirmou.

O governo do Rio Grande do Sul afirmou hoje que os agricultores estão apreensivos com a possível chegada de uma nuvem com milhões de gafanhotos provenientes da Argentina. A administração local afirma que está elaborando um plano de contingência e estuda a liberação de alguns defensivos agrícolas.

UOL//IF

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM