Começa nesta quinta-feira (25) a testagem da COVID-19 na rede estadual de ensino de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca

Foto de null

Bahia

25 de junho de 2020 às 07h16

 | 

Foto: 

Imagem de Começa nesta quinta-feira (25) a testagem da COVID-19 na rede estadual de ensino de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca

Os estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino dos municípios de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca passarão, a partir desta quinta-feira (25), pela aplicação de testes rápidos do Coronavírus (COVID-19). Para a ação, estão sendo realizados, nesta quarta-feira (24),  vários procedimentos nas escolas, como treinamento da equipe técnica e desinfecção dos espaços. O objetivo é garantir a segurança e a integridade da saúde das equipes envolvidas e o atendimento a mais de 4.600 pessoas.

A aplicação dos testes será realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e as prefeituras, por meio das secretarias municipais de Saúde, com envolvimento dos Núcleos Territorias de Educação (NTE) e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar e dos meios de Comunicação. Nas escolas serão respeitados os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, espaços higienizados e pias com sabão, além do distanciamento recomendado na espera e durante o atendimento.

"Foi feita uma articulação de colaboração com os municípios para que pudéssemos atender aos estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais. Promovemos toda a mobilização da comunidade escolar e as secretarias municipais estão à frente das estratégias de saúde, na realização e avaliação dos testes, além do acompanhamento dos casos positivos. Estes serão monitorados para ver a necessidade de tratamento em casa ou hospital e as famílias terão a mesma assistência", ressaltou o coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim.

O diretor do Colégio Estadual de Ipiaú, no município de Ipiaú, José Carlos Ribeiro,  ressaltou a preparação para atender os estudantes. "Aproveitamos, hoje, para realizar logo os testes nos professores e funcionários que irão dar apoio técnico. Amanhã faremos os atendimentos em salas de aula, respeitando o distanciamento e os protocolos de saúde. Teremos salas de espera e de acolhimento para os casos positivos, onde os infectados receberão as primeiras orientações da equipe de Saúde, que também entrará em contato com a família", disse.

No Colégio Polivalente de Itajuípe, no município de Itajuípe, onde também será atendida a comunidade escolar do Colégio Estadual Luiz Viana, os testes serão realizados no pátio da escola, seguindo o distanciamento escolar. "Estamos utilizando o mesmo procedimento na entrega dos cartões-alimentação que foi um sucesso. Não houve fila, conseguimos organizar para que todos fossem atendidos com segurança. Hoje, finalizamos os formulários, mas o colégio já se encontra preparado para receber os estudantes", explicou a diretora Soely Carvalho.

No distrito de Serra Grande, em Uruçuca, o Colégio Estadual também está preparado para receber os estudantes. "Pelo número mais reduzido de estudantes, os testes serão feitos na sexta-feira. Além disso, fizemos o contato direto para garantir a participação de todos. As três salas da unidade serão utilizadas para a testagem. Primeiro os professores e funcionários e os estudantes em seguida. Estamos preparados com treinamento e orientações de saúde", afirmou a diretora Aparecida Freire.

De acordo com a programação (veja tabela abaixo), as aplicações também ocorrem nas seguintes unidades de ensino da rede estadual: Colégio Complexo Integrado de Educação e Centro de Apoio Pedagógico (CAP), em Ipiaú; e no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, em Uruçuca. Além disso, haverá busca ativa na zona rural dos municípios, como por exemplo Córrego das Pedras, em Ipiaú.

Ascom Secretaria da Educação do Estado da Bahia // Itatiaia Fernandes

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM