Prefeitos da região metropolitana debatem sobre reabertura do comércio

Foto de null

Bahia

02 de julho de 2020 às 20h20

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitos da região metropolitana debatem sobre reabertura do comércio

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, secretários da Saúde e gestores de cinco cidades que compõem a Região Metropolitana (RM) se reuniram, na tarde desta quinta-feira (2/7), para discutir e alinhar medidas de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus para os próximos dias. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov).

A proposta do encontro foi discutir as particularidades de cada município e apresentar ao Estado um pleito, a fim de que as ideias levantadas sejam ouvidas e encaixadas ao protocolo de medidas que está sendo elaborado pelo Governo do Estado. O documento prevê uma série de condutas que deverão beneficiar as cidades baianas.

De acordo com o gestor Elinaldo, os municípios adotaram procedimentos específicos para cada região, mas o importante e ideal é que as ações sejam unificadas em um protocolo único a ser seguido por todos. “Estamos buscando integrar as decisões para que juntos possamos salvar vidas. Todos estão empenhados, mas juntos e em unidade conseguiremos conter o avanço da Covid-19”, explicou.

Entre os pontos discutidos estão a preocupação com a possibilidade de haver um colapso no sistema de saúde com o aumento de leitos ocupados, divergências de dados epidemiológicos de cada cidade e a busca de alinhamento dessas informações com o Estado. Sobre este último quesito, o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, explicou que apesar do Estado possuir uma plataforma, o município por estar na base tem informações mais concretas dos casos. “É preciso buscar esse alinhamento para que os números do Estado e do município correspondam com a verdade, independente de qualquer situação”, disse ao acrescentar que com um número real cada cidade estará ainda mais empenhada em buscar trabalhar para que as políticas de saúde sejam positivas em sua região.

Com o comércio fechado a cerca de 120 dias, a prefeita de Dias d’Ávila, Jussara Nascimento, explanou sobre a sua preocupação com as vidas e disse que com planejamento tudo que está sendo feito está tendo um resultado positivo logo em seguida. “Estamos justamente aqui reunidos para tratar as situações em conjunto para atender a todas as medidas decretadas e sei que daqui conseguiremos o apoio do Governo do Estado que tem sido solícito em nos atender. Estamos preocupados com os comerciantes, sim, mas vamos tomar decisões com cautela buscando a melhor alternativa”, disse enfatizando que a preocupação com as vidas é um anseio de todos.

Os assuntos discutidos foram apresentados ao secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, que se fez presente no encontro. Após a reunião, os gestores receberam a imprensa em uma coletiva. Ao responder os questionamentos, todos explanaram de forma conjunta o entendimento sobre o cenário econômico, mas decidiram por manter o comércio fechado pelos próximos dias, com funcionamento apenas dos serviços essenciais.

Na ocasião, ficou acordado que nesta sexta-feira (3/7), às 14h, haverá uma nova reunião com os secretários da Saúde dos municípios e do Estado, a fim de tratar as inconsistências com os números apresentados nos boletins epidemiológicos.

Ainda participaram da reunião os prefeitos de Candeias, Pitágoras Ibiapina; de Madre de Deus, Jailton Santana; de São Sebastião do Passé, Breno Moreira; os secretários da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e de Camaçari, Luiz Duplat.

Fonte: Prefeitura de Camaçari

Redação do LD Notícias

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM